Picos da Europa [Agulha de Bustamante – Via normal]

2 Julho, 2018 at 22:00

A agulha de Bustamante foi a primeira via que escalei no Picos da Europa, durante a primeira vez que viajei até lá no longínquo ano de 1989. O meu cordada era o David Moutinho e estávamos no inicio de quinze dias de escalada. Tal como na altura acho que é uma boa via para ver como é a escalada nos picos: aérea, vertical e quase sempre com uma vista óptima.

A agulha situa-se na grande muralha que vai entre a Torre dos Horcados Rojos e os Picos de Sta. Ana.

É acessível subindo pelo caminho que vai para Peña Vieja e desviando quando o caminho deixa de ser murado em direcção à “horquilla” da face norte da agulha.

Aqui se nota como se escalava à 50 anos. Os lances são muito mais curtos do que estamos habituados. É uma escalada de cerca de quarenta metros sobre uma rocha muito boa.

Para iniciar a via temos que alcançar o colo existente entre a agulha e os contrafortes dos picos de Sta. Ana. Daqui a via sobe praticamente a direito até ao cimo aproveitando algum diedro e fissura desta face. É também por este lado que existe a linha de descida sendo algum dos rappeis usado como reunião na subida. O cume é tipo de uma agulha e só permite subir um escalador de cada vez.

É uma escalada simples e que é possível ser feita no mesmo dia a partir do teleférico de Fonte Dé.


Croqui