CALDAS – BORRAGEIRO – SERRA GERÊS [Gerês-P.Teixeira-Borrageiro-Lomba Pau]

31 Agosto, 2017 at 14:41

Este percurso leva-nos das caldas do Gerês até ao cimo com maior altitude mais próximo: O Borrageiro. Este usa parte do Trilho dos Currais – percurso marcado pelo parque – até à zona mais alta onde desviamos para o Vale do Rio Teixeira. Seguimos o caminho que desce para o primeiro prado e subimos um pouco mais o vale. Ao atingir o Rio do Arieiro desviamos para o seu vale. Até este vale existe sempre caminho bem marcado. Durante a parte do percurso que segue este vale o caminho nem sempre é bem visível e por vezes está fechado com algum mato. Mas o caminho existe e segue pela encosta do lado direito quase até ao final. A cerca de 200 metros do cimo passa para a esquerda e segue assim até ao topo.

Ao chegar a este local cruzamos com o caminho que faz norte-sul. Virámos então para norte e seguimo-lo em direcção ao cimo do Borrageiro. Daqui descemos à Lomba do Pau até atingir o caminho que vem do prado do Conho. Nós quando fizemos o percurso ainda fomos um pouco mais à frente até atingir o marco geodésico existente a norte.

O regresso faz-se seguindo o caminho do Conho para a Freza mas ao chegar perto da Chã da Fonte desviamos para descer novamente para o Vale do Teixeira. Ao chegar ao rio descemos o vale, passamos a cabana de pastores situada mais a norte e um pouco mais há frente, atravessamos o rio de forma a seguir um caminho que sobe mais gradualmente, até atingir novamente o local onde tínhamos descido para o primeiro prado.

Resta seguir o mesmo caminho de subida até às Caldas do Gerês. Para nós, e partir deste local, foi sempre a chover e trovejar. Um contraste muito grande com a subida que foi feita sob um céu limpo e muito calor. Foi só para nos lembrar que o tempo muda depressa em montanha…


Descrição Mapa GPS

Tags: