EL ZEBOLLAR – PIRINEUS [circuito desde parque campismo ordesa]

15 Julho, 2017 at 19:07

O cimo de El Zebollar, onde se encontra localizado o repetidor de televisão, permite uma visão sem igual para o inicio do vale de Ordesa e as sua paredes. A volta, apesar do desnível acumulado, é bastante acessível e interessante.

Perfil topografico subida Zebollar nos Pirineus

Inicia-se uma pouco abaixo da Ponte de Los Navarros, local onde encontramos uma placa a dar a indicação do GR11, e que sobe em direcção a Faja del Coreador. Vamos subindo por entre as arvores e junto aos postes de alta tensão que seguem o vale de Bujaruelo. Quando o caminho fica mais horizontal, e após passarmos o desvio do GR11, encontramos a referida Faja talhada na rocha.

Esta segue para entrar pelo lado direito da Garganta de los Navarros. Conforme vamos subindo atravessamos o ribeiro e entramos dentro de um bosque bastante fechado. O caminho segue em zig-zag até atingir uma espécie de ombro e o bosque praticamente desaparecer. Aqui giramos à esquerda (sul) em direcção ao collado de Plana Custa de onde já poderemos ver o repetidor.

Ao chegarmos a este colo viramos novamente à esquerda para subir ao cimo do Zebollar.

Para continuar voltamos ao colo e descemos pelo estradão de terra batida. Um pouco abaixo temos a possibilidade de continuar pelo estradão ou cortar em direcção a um grande tanque de agua. Se optarmos por seguir o estradão vamos chegar a um desvio, onde encontramos umas marcas vermelhas e brancas a marcar o PR, e que dará acesso ao tanque mencionado. Aqui temos que ter alguma atenção de forma a não perdermos as marcas no meio dos campos que vamos atravessando.

Após os campos iniciamos a descida para as traseiras do parque de campismo de Ordesa e não há que enganar até chegarmos à estrada que sobe de Torla.


Descrição Mapa GPS

Tags: