FRAGAS DA ERMIDA [via mirabilia regnum]

Localizada nas fragas que caem desde o cimo da serra do Marão esta via foi aberta em Agosto de 2012 por Rui Duarte.

Apesar de existir o conhecimento que outras vias já foram abertas nesta parede, esta foi a que acabou por ser mais divulgada, ficando as outras perdidas no tempo e na pouca divulgação.

Também há outro motivo para que esta tenha mais frequência. Contrariamente às restantes, esta via está completamente equipada o que faz com que também seja procurada por quem escala unicamente vias deste tipo.

Trata-se de uma bonita e segura via, bastante limpa e com os pontos colocados, de uma forma geral, nos sítios correctos. Tirando 2 ou 3 no terceiro lance, todos os restantes são químicos. Dadas as características da parede, com uma orientação a nordeste e essencialmente formada por xisto, existe uma tendência natura para a acumulação de musgos nas suas pequenas plataformas. Esperamos que continuem a existir pessoas a frequentá-la de forma a que se mantenha mais ou menos limpa e escalável.

De onde deixamos os carros o acesso é bastante curto, cerca de 15/20 minutos, lógico e a descer!  Também é possível rappelar, já que as reuniões estão montadas de forma a permitir uma linha directa.

A linha da via é bastante lógica e identificável ao longo da parede existindo duas variantes no primeiro lance. Uma é uma linha completamente autónoma de dificuldade mais alta (7a, 6b segundo alguns repetidores) e que segue a linha a direito da R1. As outras duas são variantes a meio do primeiro lance, uma de 6a e outra de 6b. Na nossa opinião alguns dos passos estão graduados cerca de meio grau acima do que nos parece o correcto, talvez um pouco influenciados pela primeira escalada ter sido efectuada em solitário, mas nada gritante. Pelo que temos visto essa é também a opinião de outros escaladores que a repetiram.

Pela sua localização e orientação não é propriamente uma via para ser escalada no verão. No entanto, e por estar já a alguma altitude, em dias ligeiramente mais frescos e com alguma brisa, é possível aproveitar a sombra para escalar e que começa a abater-se na parede por volta das 12 horas.

Acesso – Quem vem do Porto para Vila Real deve seguir pela IP4 (não a variante pelo túnel) e sair no desvio para a Pousada do Marão. Ai deve seguir pela N15, em direcção a Vila Real, até encontrarmos 2,5 kms depois um cruzamento onde viramos à direita em para a Senhora da Serra. Seguimos esta estrada municipal e cerca 8,5 kms, numa curva apertada mesmo antes das antenas, saímos para o estradão de terra batida onde continuamos por cerca 1 km até ao local onde deixamos o carro.

Agua – é necessário trazer agua pois não existe abastecimento perto das paredes

Dormida – existem vários locais no topo onde será possível passar a noite. A outra solução poderá ser descer a Vila Real e ficar no parque de campismo

Rocha – xistos


Croqui

Tags: