ESPIGUETE [corredor do circo nordeste]

Trata-se de um corredor que, apesar de acessível e solitário, é sinuoso e onde o sentido de orientação na parede é necessário. O corredor liga partes mais fáceis com pendentes mais verticais, até aos 50º, que contornam zonas de rocha.

É uma forma de subir ao Espiguete fugindo da concorrida via do corredor NE ou a mais fácil via norte.

Acesso: Fácil acessível através da pista de Mazombres.

Depois de deixarmos o carro no estacionamento de Pinollano seguimos o estradão que sai à direita deste. Uns 20 minutos depois desviamos para a esquerda em direcção pequeno refúgio do ICONA (bom sítio para passar a noite).

Via: Saímos do refúgio seguimos em direcção à parte alta do circo nordeste procurando as palas (semelhante a um corredor largo) à esquerda entre duas grandes moles de rocha.

Seguimos este largo canal para começar a ver um estreitamento à direita (45º)por onde continuamos. No cimo deste encontramos novo campo de neve (35/40º) que atravessamos da direita para esquerda até a uma muralha de rocha que fecha o cimo do campo.

Viramos à direita através de um pequeno corredor (50º ou IIIº quando seco). Daqui seguimos novo canal à direita (40º) que no seu cimo cruzamos à esquerda após um novo ressalte (50º) e que nos dá acesso às palas finas antes de alcançar a aresta Este.

Daqui podemos seguir até ao cume Este, e depois ao cimo principal, seguindo a aresta onde vamos encontrar alguns passos expostos, mas com grande ambiente.

Descida: Quem optar por seguir até ao cume a melhor descida é seguir o corredor norte até ao estradão de Mazobres e depois o estacionamento.

Para quem optar por descer de imediato pode seguir pela aresta Este até ao estacionamento (desaconselhável no inverno) ou então descer até a aresta até esta se tornar mais larga para contornar para a esquerda procurando o cimo do grande canal / campo de neve que nos permite descer até ao refúgio. Esta descida não é muito aconselhável em caso de nevoeiro ou de situações em que não tenhamos visão ampla pois facilmente podemos ficar sobre zonas empinadas desta face.

Chegar: Saindo de Guardo (ver direcções), Palencia, em direcção a Camporredondo de Alba, seguimos a barragem para passar Cardaño de Abajo e desviamos logo a seguir para Cardaño de Arriba.

Dormida: Podemos pernoitar no refúgio do ICONA na base ou num dos hotéis de Camporredondo de Alba

Previsões do tempo


Croqui GPS

Tags: