SERRA FREITA [Zona de Cabaços e Merujal – Misarela]

25 Julho, 2017 at 22:46

Acessos e História

As paredes de Cabaços e Merujal situam-se na Serra da Freita, perto de Arouca, também conhecida como Misarela. As duas tem o mesmo nome das povoações junto às quais se situam.

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços – Via “Nada é Bom”

 

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços – Via “Operação Norte”

As primeiras escaladas de que tenho conhecimento foram efectuadas na zona de Cabaços, mais especifica-mente na parte inferior, por elementos do Clube Nacional de Montanhismo nos inícios dos anos 90. De forma aproveitar a deslocação à zona para escalar as vias existentes na cascata começou-se a abrir, ainda com entaladores, as vias possíveis de escalar dessa forma e a equipar os tops.

Entretanto no ano de 2007 durante a preparação para um encontro de montanha equiparam-se novas linhas na zona de Cabaços e abriram-se as zonas de Merujal e Sra. da Lage.

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços, zona superior – Via numero 4

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços – Via “Síndrome Vertiginoso”

Infelizmente os equipadores não se deram ao trabalho de respeitar o trabalho existente e (para o bem e para o mal) varias linhas, que se já estavam abertas e que se escalavam com entaladores, foram também equipadas.

No que se refere à zona da Sra. Lage, devido a se situar numa zona com bastante humidade que favorece o crescimento de musgo, a só ter os tops equipados e a qualidade da rocha não ser a melhor, encontra-se neste momento (2016) praticamente abandonada.

Escalada Misarela, Freita, Zona Merujal

Zona Merujal – Via “Escada Rolante”

Escalada Misarela, Freita, Zona Cabaços

Cabaços – Via “Lagartixa”

Nos anos seguintes abriram-se várias novas linhas, quase todas elas de dificuldades superiores às que já existiam, aumentando assim as potencialidades desta zona.

No ano de 2016 um grande incêndio percorreu as Serra da Freita e S. Macário chegando a muito perto das paredes de Cabaços.
Na sua base passa o percurso do PR7 para quem gostar de complementar a actividade a realizar. Como em todas as zonas de escalada por favor tragam o lixo de volta, especialmente os fumadores e os seus filtros dos cigarro.


Croquis