Montanha Leve

 

TORRE ALTAIZ E OUTROS - PICOS EUROPA

[volta nos cumes de Altaiz, S.Carlos, Padierna e Sierruca]

Como os dias anteriores tinham sido algo duros quando iniciamos esta actividade a ideia era: "vamos a Altaiz e depois vemos". Acabamos por fazer uma volta e quatro cumes. O ultimo é um esquecido perto "del Cable" e foi por pura brincadeira...

Saimos do teleferico em direcção à Cabana Veronica. Ao chegarmos à Vueltona viramos à esquerda e seguimos o estradão que sobe às minas de Altaiz e termina no Collado da Fuente Escondida. Até aqui não temos que nos perder. Do collado seguimos o caminho aberto na rocha em direcção ao evidente canal que dá acesso à aresta de Altaiz. O canal não é dificil (alguns passos de IIº no final) mas a rocha é podre e tem bastantes rochas soltas que podem cair nas pessoas que seguem por baixo. É necessário também ter em atenção os buracos das minas.
 


Uma vez na aresta seguimos em direcção a norte (um passo aereo a meio) até atingir o cume de Altaiz (2335 m.)
Daqui descemos alguns metros para voltar a subir a ladeira em direcção ao Pico S. Carlos. Deste cume vemos toda a muralha entre os Horcados Rojos e Peña Olvidada. Como ainda era cedo acabamos por decidir ir a Padierna e ver as vistas para Vega de Liordes.

Descemos o percurso normal de subida a S. Carlos (bastantes blocos soltos) em direcção à Horcada Verde e depois Hoyo Oscuro. No cimo do canal de S. Luis subimos em direcção à Colladina de Las Nieves para de seguida atacar as rampas finais até ao cimo da Padierna. Excelente vista para Peña Remoña e toda cresta, Torre Salina, Liordes, Friero, etc.
Voltamos a descer pelo mesmo caminho até Hoyo Oscuro onde nos desviamos para o Canal de S. Luis.

Ao chegar perto do teleferico vimos que ainda tinhamos tempo para tentar qualquer coisa. Numa olhadela para o mapa reparamos que existia um cume mesmo por cima da estação de teleférico que pensamos teria uma vista quer para o que tinhamos acabado de fazer, quer para o vale de Aliva, quer para o vale de Fonte Dé. Não nos enganamos. Ninguem lhe liga mas La Sierruca vale a pena só pelas vistas.

Só faltava o curto caminho para El Cable.
 

 

 

 

 

FOTOS DO PERCURSO

PERCURSO NO MAPA

MAPA EM 3D

PERFIL DE ALTITUDES

GPS OZI

TEXTO EM PDF

 

 

Horário

4h50 total

Extensão

11,5 km

Desnivel Acumulado

Positivo - 480 mts

Negativo - 480 mts

Carta

Mapa do Maciço Central e Oriental das edições Adrados

Mapa GPS OZI

Não

Dificuldade MIDE

 

midedifsimbolo