Montanha Leve

> Pico Espiguete - Corredor Nordeste

Maciço do Monte Branco

Triangulo do Tacul - Via Contamine-Negri

Apesar de se considerar uma via do Triangulo do Tacul esta via praticamente só toca neste duas ou três vezes. É a primeira que passa nos seracs que descem do cimo do Monte Branco do Tacul. Foi uma via que fiz sem planear. O projecto inicial era um estreito corredor bem mais à direita mas os meus parceiros da altura estavam muito cansados dos dias anteriores pelo que acabei por fazer a via em solo. Sem ter que fazer lances nem reuniões acabei por fazer um tempo fora do habitual: desde que saí da tenda, onde estávamos no Vallé Blanche, até regressar a esta fiz umas três horas.

Descrição – É uma via essencialmente glaciar e que inicia do lado esquerdo do triângulo. Depois de passar a rimaya atingir o "corredor" entre a zona rochosa à direita e o glaciar suspenso à esquerda.

Contornar pela esquerda o ilhote de rocha característico para subirmos directamente pelo "corredor". No seu cimo a pendente de gelo tornar mais vertical. Continuar até atingir o cimo do triângulo.

Descida – Existem duas soluções: 1º Ou queremos fazer o cume do Monte Branco do Tacul, e ai subimos pela aresta tendo atenção às possíveis cornijas que se costumam formar. Do cimo do Tacul descemos pela via normal para atingir o mesmo caminho que seguimos para a base. 2º Ou cortamos na diagonal do cimo do triângulo para meio da descida da via normal. Esta descida, apesar de mais rápida, nem todos os anos é possível de realizar. De qualquer forma é uma descida que obriga a mais atenção aos seracs desta face e por vezes a procurar caminho no meio das rimayas.

CROQUI

DADOS

Abertura - André Contamine,M. Negri, P.Labrunie, J.Martin em 05-Agosto-1962

Dificuldade - II/AD+ pendentes de 45/50º com passagens em seracs que podem variar de um ano para o outro

Desnivel - 400 mts de via + 300 mts do fim desta ao cimo do Monte Branco do Tacul

Horário - 1h aproximação da Agulha do Midi + 3/4 horas de via + 1h até cume do Tacul + 2/3 horas regresso

Ficheiro GPS - Não

Mapa GPS OZI- Não

Cartas nº - **

Material - crampons, piolet + martelo-piolet, cordas duplas, 1 friends médios, jogo de entaladores, 3/4 pitões de gelo, expresses, cintas e mosquetões para as reuniões

Acesso - Estação superior do teleférico da Agulha do Midi em Chamonix, França.

Estadia - Habitualmente ficamos no parque de campismo Les Arolles em Chamonix-Sud. Talvez seja um dos mais baratos, com uma apróximação de 15m ao centro e ào teleférico da Agulha do Midi, bastante frequentado por alpinistas e montanheiros e sossegado.