Montanha Leve

 

VIA ESCALERAS AO CIELO - MEADINHA

Esta via situa-se na parede da Meadinha junto ao Santuário da Sra. da Peneda. É uma das vias mais procuradas desta parede. Já a fizemos várias vezes.

A via tem inicio com uma travessia de um pequeno patamar para uma fissura. A zona mais dura deste lance é a passagem acima de um parabolt para alcançar a 1ª reunião.

Desta sai-se para a direita passando um passo ALGUMAS FOTOSmais duro (6a+/A0) para alcançar um dulfer continuo de 5+. A reunião original é por baixo do tecto mas neste momento existe outra. Esta é nova e com material mais recente e está no fim do dulfer, antes de iniciar os passos de artificial para o tecto.

O tecto propriamente dito é sobre pitonisas (pitões pequenos e finos) até alcançar a ponta onde volta ser necessário o uso de material para, usando uma fissura cega por cima do tecto, passar para cima deste.

O ultimo lance tem inicio com uma travessia para a esquerda (6b/A1) para alcançar umas fissuras verticais até à ultima reunião.

Para sair da via pode-se rapelar ou subir até cimo da Meadinha e contemplar a belíssima paisagem do cimo. Dai a saida faz-se pela parte de trás (usando uma ponte de rocha e umas escaladas de pedra) para contornar a parte maciça de rocha até alcançar o caminho que desce da barragem.

É uma bonita via para se tomar contacto com a tipica escalada da Meadinha.

 

 

 

 

 

Croqui Escaleras

 

Dados Escaleras

 

 

Abertura

Miguel Lopes, Antonio Martinez e Jose Maria em 30-out-1981

Dificuldade

6b/A2+ (5/A2+ obrigatório)

Comprimento

150 mts

Horario

3/4 horas

Material

cordas duplas, jogo de friends, jogo de entaladores, 10 expresses, cintas e mosquetões para as reuniões. A via tem algum equipamento nos lances e nas reuniões

 

 

Escalada clássica

 Meadinha

 > Queles

 > Escaleras ao Cielo

 > Roy

 > S

 > Meadinha

 > Outsiders

 Nédia

 > Narizes

 > Fissura Oculta

 Cascata da Mizarela

 > Splach

 

 Picos da Europa

 > Agulha Bustamonte - Via Normal

 > Picu Urriello - Via Victor

 

 Peña Ubiña

 > Integral de Los Portillíns

 > Esporão Oeste

 

 Maciço Monte Branco

 > Ag. Peigne - Les Lépidopeteres + normal

 

 

Zonas/Escolas de Escalada Desportiva

   > Sra.do Salto

   > S.Mamede (Póvoa Lanhoso)

   > S.Valongo (Porto)