Montanha Leve

 

SERRA GERÊS

[Fafião- Lagoa do Marinho - Borrageiro II - Prado da Messe - Prado do Conho - Prado das Rocas - Coução - Ponte de Fafião - Fafião]

Já algum tempo que tinha ideia desta volta. Uma volta comprida, em que pode-se ver um dos grandes vales da Serra do Gerês: o vale do rio Fafião. Depois de ter efectuado partes do caminho ao longo dos anos faltava um bonito esporão que inicia em Fafião e, como uma espinha dorsal, se prolonga bem até ao interior da serra, passando pela Lagoa do Marinho, Borrageiro II e Minas do Borrageiro para ir morrer na cumeada do rio Homem. Ao longo de todo este percurso existem pelo menos dois Fojos dos lobos, ambos bastante danificados, o que contrasta com o que existe bem perto da aldeia de Fafião. Esta volta usa grande parte dos caminhos de pé-posto usados pelos pastores mas em alguns locais a passagem é feita por locais sem qualquer marcação. A parte entre o Alto do Borrageiro e os Prados da Messe está muito bem marcada com mariolas altas e recentes.

O percurso inicia em Fafião, saindo para norte, em direcção ao primeiro Fojo e passando perto da Roca das Cabreiras. Ao atingir a cumeada os caminhos perdem-se. A vista para é espectacular e permite ver desde a barragem da Caniçada até à da Venda Nova. Apesar de estarmos em Junho o tempo felizmente esteve fresco e coberto permitindo-nos andar bem. Chegou mesmo a cair umas pingas. Quando o caminho perde verticalidade passamos por outro fojo de lobos. Deste quase não nos apercebemos dele, por tão destruído que ele está. Logo a seguir chegamos ao estradão que dá acesso ao Porto da Lage e à Lagoa do Marinho. Virando para norte seguimos em direcção ao Borrageiro II e às minas do Borrageiro para depois alcançar o caminho que segue de Este para Oeste em direcção aos prados da Messe. Chegamos cerca das oito da noite. Aqui encontramo-nos com dois colegas que vieram da Portela de Leonte para festejar aqui os seus 30 anos de actividades de montanha.

 

 

 

FOTOGRAFIAS

Horário

Dois dias - 8 horas em cada dia

Ficheiro GPS

OZI

 

TRACKMAKER

Mapa GPS OZI

Sim

Carta Militares nº

31 + 44

Extensão

30 kms

Desnivel Positivo

1530 mts

Desnivel Negativo

1630 mts

Dificuldade MIDE

MideFafiaoMesse

 

Perfil

 

Mapa

FafiaoMesse

Da Messe saímos em direcção à nossa ribeira, a do Porto, subir para os prados do Conho, e seguir para a Lomba do Pau. A meio da subida desviamos para a esquerda para a Lama das Borrageiras e descer aos prados da Rocalva. O céu limpo deste dia fez com que a temperatura fosse bem mais alta do que a do dia anterior. A seguir rumamos para o nosso esporão de descida, passando pelo Caução e o seu prado e os Bicos Altos, para alcançar o cimo da Lage da Figueira. Daqui percorremos um caminho que mais parece uma varanda sobre o rio Fafiao. O fim da marcha fica manchado por percorrer uma zona que era um espectacular pinhal e que ardeu há cerca de dois anos. Neste momento está entregue aos madeireiros e por todos os lados é só estradões e restos de pinheiros. Mas a vista compensa e o final segue um esporão de rocha que desce directamente para a ponte do Fafião local onde podemos tomar um óptimo banho. Restou-nos subir a Fafião e alcançar os carros.