Montanha Leve

 

PEDRADA E OUTROS - SERRA PENEDA

[travanca, guidão, branda cova, pedrada, fojo, travanca]

Depois de várias tentativas de voltas nesta serra, sempre abençoadas pela chuva, finalmente uma volta em que não se podiam pedir melhores condições: muito sol, temperatura amena e uma brisa para manter os corpos frescos.

A volta inicia no Parque de Campismo de Travanca, perto do Mezio onde chegamos vindos da vila de Arcos de Valdevez, e sobe para o cimo do Guidão através de um caminho que sai praticamente da sua entrada. Este caminho segue até a um muro junto à Branda de Bragadela que servia para impedir o gado de descer. Nesse local viramos à direita para ascender ao marco geodesico do Guidão (ou Covas segundo algumas descrições). Aqui encontramos a 1ª cache.
 


Do seu cimo descemos, sem caminho marcado e no meio das rochas, até à Branda de Covas. Esta branda, à qual se pode subir em todo o terreno através de um estradão, é um excelente para pernoita. Aqui encontramos a 2ª cache da volta. É de aproveitar para observar as antigos abrigos de pastores, existentes em grande numero nesta branda.

Daqui saimos em direcção ao cimo mais alto da Serra da Peneda – a Pedrada. Voltamos um pouco a atrás e iniciamos a subida em direcção a norte contronando o prenunciado vale do rio Grande. O planaltico cimo da Pedrada é caracteristico desta serra de cumes arredondados. Aqui encontramos as antenas e abrigo para o retransmissor. As vistas daqui estendem-se ao longo da Serra da Peneda para norte, para o vale do Rio Lima que segue em direcção para este para desaguar em Viana do Castelo, ou para oeste para toda a Serra do Gerês. Perto do cimo registamos a nossa passagem na 3ª cache do dia.

Descemos para norte com rumo ao inicio do fojo do lobo perto de Curral do Pai. É impressionante este muro de mais de 1 km de comprimento de 2 metros de altura feito à força de braços e de certeza muito suor. A não perder.

Dirigimo-nos agora para este para ir de encontro ao estradão que corta a serra de norte a sul. Chegado a este iniciamos a descida em direcção sul contornando o cimo do Cabeço dos Bicos e cruzando, já no final, o Rio Grande e realizar a ultima subida até ao parque de campismo.
 

 

 

 

 

FOTOS DO PERCURSO

PERCURSO NO MAPA

MAPA EM 3D

PERFIL DE ALTITUDES

GPS OZI

TEXTO EM PDF

 

 

Horário

7-8h00 total

Extensão

19,2 km

Desnivel Acumulado

Positivo - 980 mts

Negativo - 1020 mts

Carta

Cartas militares nº 9 e 17

Mapa GPS OZI

Não

Dificuldade MIDE

 

midedifsimbolo