Montanha Leve

 

 

Escalada clássica

 Meadinha

 > Queles

 > Escaleras ao Cielo

 > Roy

 > S

 > Meadinha

 > Outsiders

 Nédia

 > Narizes

 > Fissura Oculta

 Cascata da Mizarela

 > Splach

 

 Picos da Europa

 > Agulha Bustamonte - Via Normal

 > Picu Urriello - Via Victor

 

 Peña Ubiña

 > Integral de Los Portillíns

 > Esporão Oeste

 

 Maciço Monte Branco

 > Ag. Peigne - Les Lépidopeteres + normal

 

 

Zonas/Escolas de Escalada Desportiva

   > Sra.do Salto

   > S.Mamede (Póvoa Lanhoso)

   > S.Valongo (Porto)

 

VIA MEADINHA - MEADINHA

Para quem olhar para os croquis das vias da Fraga da Meadinha vai achar que a via com o mesmo nome será a mais fácil (no máximo 5º e na sua maioria 4/4+). Efectivamente em termos de dificuldade é a mais fácil. Mas só para quem estiver habituado a percorrer chaminés e fissuras, onde por vezes é difícil ou impossível de proteger, e onde os pontos se distanciam por vezes vários metros. Para quem não gostar da sensação esta não é a via a escolher.

A via "Meadinha" é uma via longa com alguns passos de artificial simples, e neste momento, com a maioria das reuniões equipadas.

1ºlance- percorre uma grande chaminé-fissura à esquerda da entrada para a via do "S". Ao fim de 40 metros está montada uma reunião na placa do lado esquerdo.

2ºlance- continua a mesma fissura até atingir uma grande ponte de rocha altura em que se passa para um muro fissurado à esquerda que se passa até atingir a 2ª reunião.

3ºlance- segue-se uma serie de grandes socalcos para atingir a base de um grande tecto com uma fissura horizontal para ai montar a 3ª reunião.

4ºlance- é seguir essa fissura para passar para cima do tecto. Nesta passagem é conveniente o primeiro cordada ter cuidado com a forma passar as cordas nos pontos de forma a não ficar com elas presas antes de atingir o melhor sitio para montar a 4ª reunião. Desta já se avistam os pontos do próximo lance.

5ºlance- subir em direcção a uma sequencia de pontos que existe por cima da 4ª reunião. Segui-los em artificial até alcançar a 5ª reunião, a mais aérea da parede e comum com a via "Roy".

6ºlance- sair desta reunião com algum cuidado já que não pontos por cima da reunião e uma queda será directamente sobre esta. Mas com dois ou três passos atingiremos o cimo da via.

 

Croqui Meadinha

Dados Meadinha

Abertura - Antonio Dourado e R.Melon em 23/24-Jun-1979

Dificuldade - 5+/A1+

Comprimento - 180 mts

Horario - 4/5 horas

Material - cordas duplas, jogo de friends, jogo de entaladores, 12 expresses, cintas e mosquetões para as reuniões e estribos e sistema de seguro para os artificiais. A tem algum equipamento nos lances e algumas reuniões equipadas.