Montanha Leve

 

 

Escalada clássica

 Meadinha

 > Queles

 > Escaleras ao Cielo

 > Roy

 > S

 > Meadinha

 > Outsiders

 Nédia

 > Narizes

 > Fissura Oculta

 Cascata da Mizarela

 > Splach

 

 Picos da Europa

 > Agulha Bustamonte - Via Normal

 > Picu Urriello - Via Victor

 

 Peña Ubiña

 > Integral de Los Portillíns

 > Esporão Oeste

 

 Maciço Monte Branco

 > Ag. Peigne - Les Lépidopeteres + normal

 

 

Zonas/Escolas de Escalada Desportiva

   > Sra.do Salto

   > S.Mamede (Póvoa Lanhoso)

   > S.Valongo (Porto)

 

NEDIA - VIA NARIZES

Esta parede deverá ser a maior parede de Portugal. Apesar de não ser continua, tem uma plataforma a meio que liga as duas zonas da parede, os seus cerca de 500 metros de cNedia_4lanceSupomprimento, a apróximação não muito facil e especialmente a sua longa descida, fazem com que seja uma escalada algo comprometida.

Talvez a pior parte da escalada desta parede seja precisamente a apróximação. A saida é da aldeia de Tibo. Desce até ao rio e depois de passar o rio temos que ir subindo em direcção à parede tentado fazer a pelas zonas com menos mato possivel. A pior zona é próximo da parede onde as arvores e o mato mais alto não deixa ver o local exacto para onde queremos ir.

Já a fiz varias vezes e uma ou duas em Junho/Julho. Em uma das vezes quando chegamos ao cimo estivemos à sombra de uma rocha à espera que a temperatura baixa-se e conseguissemos descer com aNedia_6lanceSup pouca agua que tinhamos Nessa altura do ano não há locais com àgua no planalto por cima da parede pelo a que levarmos será com a que poderemos contar.

É uma parede não muito dificil (os lances mais complicados são quatro, mais ou menos os mesmos que uma via na Meadinha) mas quando lá chegamos já vamos com duas horas de escalada e 300 metros de via. É umaNedia_7lanceSup boa parede para quem quer ensaiar uma via comprida e alpina noutro maciço.

Depois de estarmos no cimo da parede temos que rumar a norte para depois de passarmos o alto da Agua Santa encon-tramos um caminho usado pelo Nedia_8lanceSupgado e segui-lo, mais ou menos acompanhan do a linha de agua, para terminar por descer um pouco abaixo do santuário da Sra. da Peneda. Resta-nos fazer a estrada até Tibo para alcançar os carros ou termos a sorte de apanhar uma boleia.

o 3º lance

 

CROQUI E DESCRIÇÃO

 

 

Abertura

Pedro e Francisco Pacheco em 30 Agosto 1986

Dificuldade

6b (5+/A0)

Comprimento

500 mts

Horário

4/5 horas

Material

cordas duplas, jogo de friends (do 1 ao 4), jogo de entaladores, 10 expresses, cintas e mosquetões para as reuniões.

Época

Primavera ou Outono