Montanha Leve

 

 

Alpes Franceses

 > Contamine-Grisolle

 > Contamine-Mazeaud

 > Contamine-Negri

 > Le Râteau Oeste - Aresta Oeste - Ecrins

 > Mont Gioberney - Ecrins

 

Alpes Suiça/Italia

 > Travessia Breithorn - Castor

 

Espanha

 > Pico Torres - Via normal

 > Pico Agujas - Corredores face NE

 > Pico Coriscao - Pelo Collado de Llesba em ski

 > Pico Tesorero - face oeste em ski

 > Canchal de La Ceja - Bejar - em ski

 > Pico Padierna - invernal por Canal S.Luis

 > Peña Fornos em ski - San Isidro

 > Torre Friero - corredor norte invernal

 > Peña Ubiña - Norte Clássica

 > Curavacas- Corredor Sul

 > Pico Murcia - Directa Norte

 > Pico Espiguete - Corredor Nordeste

 

 

 

PICO TESORERO - Picos Europa

[Via normal em esquis]

Considerado por muitos como o coração dos Picos da Europa. No seu cimo cruzam-se os limites de Leon, Asturias e Cantabria. De forma conica este pico tem umas espetaculares vistas para todo o maciço central.

Sem ser uma ascenção complicada no verão, no inverno as dificuldades podem aumentar considerávelmente. A subida através das suas palas finais de neve e gelo de 30º, não sendo especialmente dificeis, são expostas durante a descida. Apesar de ser uma actividade de alpinismo usamos a classificação MIDE que achamos se enquadra perfeitamente.

O ponto de partida é a estação superior do teleférico de Fonte Dé. Dai segue-se uma pista (que no inverno habitualmente encontra-se coberta pela neve) em direcção à base de Peña Olvidada. Mantendo o seu paredão do nosso lado direito vamos atingir uma zona mais estreita, La Vueltona, de onde sai o caminho para as minas de Altaiz. Para o Tesorero mantemos o contraforte de Peña Vieja à nossa direita.

Picosdez04_1

Perto do desvio para a ascenção para esta peña o caminho sobe bastante e começamos a ver a cupula do refugio da Cabaña Veronica, um exemplo de reciclagem (trata-se de parte de uma estrutura de um barco). Este refugio foi guardado até à cerca de três anos pelo Mariano, talvez o mais antigo (e não de idade) guarda de refugio de espanha. Durante mais de 20 anos viveu neste abrigo de pouco mais de cinco metros de diametro prestando auxilio e apoio a todos os que passavam neste local.
A partir do desvio para Peña Vieja o caminho torna-se muito mais horizontal vai subindo para passar na base dos Horcados Rojos. Nós seguimos em direcção ao colo que desce para o Jou de Los Boches e contornando a base sul do Tesorero vamos subindo suavemente até atingir a sua face oeste.

PicosDez04_2

Nesta face existem uns blocos, que ficam à vista durante o inverno, e que demarcam uma ligeira aresta. Depois as alcançar subimos através delas. Durante a nossa subida a neve estava fofa e aquecida pelo sol mas é precisamente em toda esta zona, pala e aresta, que podermos encontrar coberta de neve dura ou gelo tornando a ascenção muita mais delicada. Depois de passarmos a ultima parte de neve alcançamos o cimo.

O regresso é feito pelo mesmo caminho da subida.
 

 

 

 

 

FOTOS DO PERCURSO

PERCURSO NO MAPA

MAPA EM 3D

PERFIL DE ALTITUDES

GPS OZI

TEXTO EM PDF

 

 

Horário

4h45 ida e volta

Extensão

10,7 km ida e volta

Desnivel Acumulado

Positivo - 735 mts

Negativo - 735 mts

Carta

Mapa Maciço Central Picos da Europa - Ed. Adradosl

Mapa GPS OZI

Não

Dificuldade MIDE

 

midedifsimbolo