Montanha Leve

 

S.Gerês

[Pitões-Cotos Fonte Fria-Barragem Paradela-Pitões]

Este percurso começa em Pitões seguindo para norte em direcção à fronteira. A partir daí segue a linha de fronteira subindo para o Penedo da Pizarra e percorrer alguns estradões que a seguem. Ao chegar à Lomba contorna-se o Coto das Gralheiras descendo ao vale do lado português, por um caminho nem sempre evidente, para voltar a subir e retomar a linha da fronteira logo à frente. A partir desta altura a cumeada torna-se mais larga e mais fácil de seguir. As vistas são espectaculares, quer para o lado português quer para o lado espanhol. Passamos os Cotos da Fonte Fria e o Cabeço de Felgueiras e seguindo até aos Cabeços de Mação. Daqui descemos pelo esporão até ao fundo do vale chegando ao prado da Currachã.

Deste seguimos o ribeiro de Teixeira, pelo seu lado esquerdo, passando perto da capela de S. João, até às Voltas do Pala Serra. Seguindo o estradão a partir de daí, passamos pela ponte do Ribeiro de Beredo (que desce das fraldas de Pitões), para iniciar a ingreme subida até à Portela da Fairra.

 

 

 

 

 

FOTOGRAFIAS

Horário

1º dia - 6:30h

2º dia - 4:30h

Ficheiro GPS

OZI

 

TRACKMAKER

Mapa GPS OZI

SIM

Carta Militares nº

18 + 31

Extensão

1º dia - 14,5 km

2º dia - 9,3 km

Desnivel

1º dia - 420 mts

2º dia - 350 mts

Dificuldade MIDE

MideTravPitoes

 

 

VISTA DE TODO O PERCURSO PELA CUMEADA DA FRONTEIRA

Aqui podemos ver uma protecção para as colmeias de abelhas, reconstruida para a passagem de um PR. Daqui seguimos o caminho que segue para norte, e que tem o sinal de "caminho a não seguir", para percorrer um delicioso caminho a meia encosta que segue até à cascata, já perto de Pitões. Daqui só nos falta subir até à aldeia e aproveitar para dar uma vista de olhos no conhecido mosteiro.

Mapa Trav Pitoes