Montanha Leve

 

VALE BUJARUELO - PIRINEUS

[pelo caminho velho e regresso]

 

Pode-se chegar a San Nicolas de Bujaruelo de carro através de um estradão de terra batida. No entanto subir este vale a pé, pelo menos uma vez, é indispensável. Para quem está a realizar o famoso GR11 este vale, por onde corre o rio Ara, faz parte da etapa que liga o refúgio de Goriz a Bujaruelo ou vice-versa.
O percurso quase não tem desníveis e é uma excelente opção para quem, como nós, queria descansar mas não ficar sem fazer nada.
Aconselho a fazer a ida e a volta alternando as margens do rio. Subir seguindo inicialmente o estradão até à ponte de Santa Elena e depois pelo caminho do GR, para a seguir descer pelo estradão até ao mesmo local para continuar pelo GR. Desta forma teremos uma visão mais abrangente de todo o vale. Entanto o caminho do GR é muito fechado e coberto pelas arvores e estradão permite-nos ver toda a envolvência .
 


O caminho não tem que enganar, mesmo a parte do GR11. Está bem marcado e é apto para todos. Na subida teremos que ter em atenção para não seguir o caminho que sobe para a Faja del Coreador que nos surje um pouco depois da ponte da Sta. Elena. No regresso o único local a ter mais atenção é o passo de Escala equipado com umas correntes onde nos poderemos apoiar.

Em San Nicolas de Bujaruelo encontraremos um parque com uma das melhores vistas com que podemos acordar, e um excelente refugio onde podemos comer uns optimos bocadilhos
 

ValeBujaruelo05peq1

Seguindo o caminho da forma que proponho iremos sair do GR11 umas centenas de metros abaixo da ponte de Los Navarros onde iniciamos.
Alerto que não é possível deixar o carro no inicio que coincide com a barreira da entrada no vale de Ordesa. Existem duas opções: usar um parque logo a seguir ao desvio para o parque de campismo de San Anton (que fica um pouco longe) ou subir um pouco o estradão com o carro deixando num pequeno parque que existe umas centenas de metros acima. Nesta segunda opção teremos que subir o estradão no final mas ficará mais próximo.
 

 

 

 

 

FOTOS DO PERCURSO

PERCURSO NO MAPA

MAPA EM 3D

PERFIL DE ALTITUDES

GPS OZI

TEXTO EM PDF

 

 

Horário

3h30 total

Extensão

14 km

Desnivel Acumulado

Positivo - 300 mts

Negativo - 300 mts

Carta

Mapa Editora Alpina Monte Perdido

Mapa GPS OZI

Não

Dificuldade MIDE

 

midedifsimbolo