LE RÂTEAU OESTE – Maciço dos Ecrins [aresta oeste]

27 Agosto, 2017 at 21:50

Este cume, situado no maciço dos Ecrins, apesar de ter uma aproximação glaciar acessível a sua ascensão requer conhecimentos de escalada para ultrapassar o ressalto rochoso de III existente no final. Tem vistas interessantes para o interior do maciço e faz parte da muralha que liga à Meije.

O ponto de partida é a vila da La Grave, conhecida pelas suas pistas de ski durante o inverno. Daqui apanhamos o teleférico que nos dá acesso ao Col des Ruillans. Deste colo a 3211m subiremos em diagonal (SE) o glaciar da La Girose em direcção ao colo do mesmo nome. No acesso ao passaremos a rimaia do glaciar e a pendente fica mais pronunciada (30-35º) podendo ser delicada caso exista gelo.

Do Col de La Girose (1h/1h30) iniciamos a subida da aresta que segue para E, primeiro em neve e depois em terreno mixto (ou rocha segundo as condições do ano) até atingir uma brecha. Daqui descemos um pouco e contornamos uma vira pelo lado S.
Chegamos à base do ressalto de 30m de escalada de IIIº. Existem alguns pitões colocados e anéis de corda a equipar a descida. Resta continuar pela aresta até atingir o cume (2h / 3h30).

Uma outra solução caso exista muita gente no ressalto é na base deste continuar pela vertente sul por mais 20 a 30 metros e subir rochas (ou misto) desta vertente (IIº). É necessário ter em atenção que esta face é mais exposta às quedas de pedras vinda do cimo e é usada como descida.

Para descer é possível usar os aneis para rapellar do cimo do ressalto de IIIº (dois rappeis de 15m) ou destrepar pela face sul onde a meio é possível realizar um pequeno rappel. O resto da descida é pelo mesmo percurso da subida.

 

 


Croqui Mapa GPS  Google Earth

Tags: