SERRA GERÊS [Leonte – Prado de Mouró – Freza – Lomba de Pau – Prado do Conho – Prado Messe – Costa Sabrosa – Albergaria – Leonte]

10 Outubro, 2018 at 22:17

NOTA: este percurso passa por zonas do PNPG com restrições de acesso. É aconselhável confirmar essas as condições.

É uma marcha que percorre alguns dos prados mais conhecidos da Serra do Gerês. A primeira vez que a publiquei online foi em 2006. Chegou a fazer parte da lista dos percursos reconhecidos pelo parque mas foi retirado quando a area de protecção total foi aumentada englobando o prado da Messe. A ultima vez que o fizemos verificamos que a quantidade de lixo existente tem vindo a aumentar de alguns anos para cá. Isso nota-se especialmente no prado do Conho onde a alteração do abrigo de pastores que ai existe dá a ideia que estes prados estão com muito mais frequência.

Deixando o carro junto à portela de Leonte (na estrada que liga a vila do Gerês à conhecida fronteira da Portela do Homem) inicia-se a subida na vertente contrária à casa ai existente.

No cimo dessa subida passamos pelo primeiro prado, o de Mouró, para continuar em direcção ao colo da Freza, maravilhoso miradouro para o vale do rio Teixeira.

Deste local continuamos a nossa subida até perto do alto do Borrageiro, local onde poderemos encontrar umas antenas. Esta zona será a mais alta da nossa marcha. Do Borrageiro passaremos pela Lomba do Pau, local onde será relativamente fácil perder-nos em dias de denso nevoeiro, para no final descermos para o prado do Conho.

Deste prado, ponto obrigatório de uma merecida paragem, iremos descer uma linha de agua que irá cruzar a Ribeira do Porto das Vacas. Depois de a cruzarmos seguiremos o vale em frente para chegar aos Prados da Messe.

Nestes prados encontram-se as ruínas de casa conhecida como a casa do rei. Diz-se que um rei a mandou construir para deste local partir nas suas caçadas pela Serra do Gerês. Nunca consegui confirmar a verdade desta informação. Será através do caminho inicia junto estas ruínas que seguiremos para atingir o alto de onde se vê os Prados do Caveiros e o Cabeço do Cantarelo.

Nesta zona é necessário ir com alguma atenção, especialmente em dias de má visibilidade, de forma a que não percamos o caminho e o inicio da descida da Costa da Sabrosa. No final desta descida, que parece que nunca mais vais terminar, encontraremos a estrada que vem da Portela do Homem. Só teremos que a seguir até à Portela de Leonte.


Descrição GPS Mapa OZI

Tags: