MONTIHUERO [canal oeste]

13 Maio, 2018 at 18:31

O Pico de Montihuero situa-se na zona de Somiedo a uns 14 kms em linha recta a oeste de Peña Ubiña.

Como outros picos deste maciço, o Montihuero é um interessante, cume esquecido à sombra da procurada Peña Ubiña. O corredor Oeste é uma via relativamente curta e não muito difícil. No entanto é um miradouro muito bom para a zona de Somiedo.

O acesso à sua base é feito através da povoação de Torre de Babia, seguindo um caminho que sai para norte do lado esquerdo do ribeiro que atravessa a vila. Também neste caminho encontramos as marcações do percurso sinalizado para a Majada de Las Verdes, local do nosso objectivo a 1700 metros de altitude.

Pelo caminho passamos por duas cabanas de apoio ao gado. Só uma delas está aberta, e pelo lixo que está no seu interior, só aconselho a usar numa emergência. Seguimos o canal por trás das cabanas e subimos mais um pouco e chegamos à lagoa de Las Verdes. Daqui já visualizamos El Canalón (canal de acesso à via normal) à nossa esquerda e os primeiros esporões.

O nosso objectivo é o marcado canal com uma evidente agulha à sua direita no cimo. No inicio do corredor encontramos uma rampa com uns 35/40º, inclinação que vai aumentando conforme no aproximamos do estreitamento. Nesta zona a dificuldade pode variar conforme a quantidade de neve. Enquanto com neve abundante pode andar nos 50º, sem ela podemos encontrar uns 65º ou IIIº se a passagem estiver seca.
A seguir esta passagem o corredor alarga novamente e baixa a inclinação até aos 35º. Ao chegar à aresta seguimos sobre a direita contornando as agulhas através de um campo de neve. Ao chegarmos à aresta superior resta-nos subir até ao cume. Em más condições esta zona pode ser a parte mais delicada da via caso não exista neve com passos de IIº.

Para descer temos que regressar à base das vias através do Canalon. Do cimo seguimos inicialmente para sul para logo tomar a tendência para oeste conforme encontramos o cimo de um marcado canal. Este canal, de cerca de 35º, leva-nos de regresso ao Canalon e, por sua vez, até à Laguna Las Verdes. Resta-nos seguir o caminho de subida até Torre Babia.

Toda esta zona tem uma inclinação propícia para descargas de avalanche após a queda de nevões. Será conveniente ter isso em atenção na escolha desta via ou mesmo na descida pelo canal de acesso ao Canalon. Caso exista risco poderemos optar por seguir a aresta para oeste até Peña Redonda e descer pela parte do canal menos inclinada.


Croqui Mapa 3D GPS