PEÑA FORNOS – San Isidro [invernal com esqui montanha]

27 Agosto, 2017 at 19:36

A subida a este cume trata-se de uma actividade bastante simples e segura, mesmo quando o risco de avalanche é elevado, como era o caso quando a realizamos. Sem dificuldade e com um desnível relativamente reduzido e gradual, é aconselhável para conhecer esta zona ou aproveitar um dia de tempo incerto.

Chega-se ao inicio subindo na estrada que sai de Puebla de Lillo em direcção ao Puerto de San Isidro. Uns 300 metros antes da urbanização existente existe uma acentuada curva cujo local é conhecido como Puente de Wamba.
A outra opção (talvez a melhor para quem de Portugal) é seguir a auto-estrada Leon-Ovideo, sair para Moreda em direcção à estrada AS-212 e o Puerto de San Isidro, passando por Cabañaquinta, Pola del Pino e Felechosa.
O percurso começa junto à placa com indicações para trilho pedestre que também sobe o vale de Wamba (1450 m).
Até Vega de Wamba o caminho, que até aí tinha uma ligeira subida, torna-se plano e atravessa o arroyo. Será neste local, que anda no meio de arbustos e alguns blocos de rocha, que nos poderemos perder do caminho se houver nevoeiro e o tempo estiver coberto. Daqui já podemos ver a subida final em direcção ao colo. É nesta subida que poderá existir mais risco caso haja perigo de avalanche.

Uma vez no colo resta-nos subir a parte mais inclinada e trepar um pequeno muro rochoso que dá acesso ao cume. A descida é feita pelo mesmo caminho.

 

Para o alojamento sugerimos dos albergues pelo seu preço e proximidade com o Puerto San Isidro. O mais próximo situa-se em La Felechosa. O mais longe, mas mais simpático, situa-se Bustiello, logo após sairemos da auto-estrada para Oviedo. Os preços são semelhantes mas em Bustiello temos mais oferta quer para ocupar o tempo quer para alimentação (restaurantes). Caso optem pela segunda hipótese é de visitar a vila de Mieres com excelente ambiente.

 

 

 


Croqui Mapa GPS Google Earth