PEÑA MAÍN – Picos Europa [pela vila de Tielve]

9 Janeiro, 2018 at 23:39

Este é um óptimo miradouro do maciço central desde a parte norte.

Esta é uma das duas formas habituais de subir a esta Peña e efectivamente a mais dura.

Inicia na aldeia de Tielve, fazendo um desnivel de +/- 950 metros, enquanto a outra opção inicia junto a Pandébano, e sobe 500 metros. Tal como todos os caminhos das zonas mais baixas dos Picos da Europa este segue inicialmente caminhos rurais que dão acesso a campos e zonas de pastagem mais altas. Até chegarmos à parte alta, quase no cimo, este caminho tem muitas árvores e sombra.

Desde de Tielve até Invernales de Vierro o caminho não tem que enganar e só necessário seguir a incontáveis curvas. A partir daqui o muda completamente.
Depois de atravessarmos uma zona de pastagem em sentido diagonal, Majada Parga, atingimos uma zona de mato fechado onde encontramos um trilho, que seguimos, em direcção a oeste (direita). Um pouco mais à frente existe a possibilidade de encurtar a subida através um percurso pouco evidente, que sobe no meio das árvores. Penso que a melhor opção é continuar no caminho, que iniciamos no final do campo, contornar uma zona rochosa (Cueto Vermil) até atingir uma fonte e encontrar-se com o cimo do corte mencionado.

A partir daqui seguimos um caminho bastante fechado e húmido que segue no meio do mato. Apesar de ser bastante evidente é necessário seguir com alguma atenção pois com a passagem do gado em alguns locais podem surgir duvidas.
Quando atingimos a zona mais alta o percurso muda um pouco. O percurso tem agora menos mato e árvores e mais rocha. Ao chegarmos perto da Majada Trijuerda o caminho vira completamente à direita em direcção a uma zona de bosque muito agradável. Depois de a atravessarmos as árvores desaparecem e seguimos em direcção ao colo onde nos encontramos com o caminho que vem da área de Pandébano. Daqui temos a primeira visão do grandioso Naranjo de Bulnes, do maciço central e do oriental. Caso esteja nevoeiro pode ser fácil perdermo-nos nesta zona.

Neste local virámos novamente à nossa direita e contrariamente ao que seria de esperar, não subimos directamente à cume da Cabecina Quemada por este lado, mas contornamos até atingir o colo que separa este de Pena Main. Deste sitio podemos subir a ambos seguindo as suas largas arestas.

O regresso pode-se fazer seguindo o mesmo caminho ou descer para Pandébano caso tenhamos tenhamos assegurado o transporte desta zona.


Descrição Mapa 3D Mapa GPS