PEÑA UBIÑA [via elixir de la suerte]

30 Dezembro, 2017 at 21:43

A via Elixir de la Suerte em Peña Ubiña é uma das vias mais procuradas desta sua vertente de Leon. Percorre a parede de forma sinuosa procurando as diversas falhas e ligando campos de neve por diversos canais. A aproximação inicia-se em Torrebarrio, local onde podemos deixar o carro na praça principal (atenção onde estacionam, se o carro ficar a incomodar ele puxam-no para o lado com o tractor!) e subir o estradão de terra batida que segue até à Collada de Llandanay, na base do esporão oeste.

Daqui seguimos para a sua esquerda até chegarmos aos Llanos del Fontan, local onde existem bons lugares para montar a tenda e pernoitar. Só nos restar subir a lomba empinada que nos deixará perto da entrada da via. Esta é evidente e segue uma rampa inclinada para a direita que em altura de menos neve pode estar em misto pouco fácil de proteger. Não seguir por um local à direita deste que aparentemente parece mais fácil mas engana. Com cordas de 60 metros é possível efectuar todas as reuniões em rocha sendo a primeira num característico bloco onde encontraremos um pitão de rocha colocado alto.

No lance seguinte encontramos o passo mais complicado caso esteja seco. Para além de um pitão podemos proteger com material. É de todo aconselhável não seguir a tentação de nos metermos para dentro do diedro. Sugiro a colocação de um ponto acima desta passagem para proteger o segundo antes da travessia. Também no fim deste lance encontramos um pitão para montar a reunião, por vezes tapado por neve.

Havendo neve suficiente podemos optar por uma das alternativas marcadas a laranja no croqui, em especial a primeira que tem um interessante ressalte de uns 65º.
Mais um lance e chegamos ao inicio da grande travessia para esquerda. Nesta é possível realizar uma reunião a meio ou, estando boas condições de neve, seguir em movimento colocando intermédios até atingir a base de um evidente canal que seguimos. No seu cimo temos varias alternativas de saída sendo talvez a mais a acessível a que segue pela direita.

Nesta zona podemos encontrar mais passagens com gelo. Mais um ou dois lances e alcançamos a aresta oeste. Se queremos ir ao cume só teremos que a seguir. Para baixar podemos desviar-nos logo na aresta para a esquerda e seguir o canal sul. Esta opção só será melhor caso o canal tenha neve na sua totalidade para não tornar penoso e perigoso pelos muitos blocos existentes. Se estiver muito calor é também um local onde nos iremos com certeza enterrar na neve dada a sua orientação sul. A outra opção é alcançar a lateral esquerda no canal sul e seguir a aresta sul que nos deixa no Collado El Ronzón. Daqui só teremos que seguir a lateral ao esporão oeste até atingir novamente o estradão de terra e descer a Torrebarrio.

ACESSO: Na auto-estrada que liga Leon a Oviedo sair para Caldas de Luna (saida 93), em direcção a San Emiliano e logo a seguir para Torrebarrio.
ALOJAMENTO: temos várias opções. Como referencia temos o Refugio da Federação Galega e o Albergue El Rebezo em Torrebarrio ou o hotel Valle San Emiliano.


Croqui Google Earth GPS