PEÑA UBIÑA [norte clássica]

22 Agosto, 2017 at 22:14

Trata-se de via mais percorrida da face norte, e uma das mais procuradas da Peña Ubiña. As suas maiores dificuldades concentram-se nos primeiros 3/4 lances sendo no entanto bastante continua até ao final. É nos lances iniciais que encontramos o passo chave da via localizado num pequeno corredor diagonal onde é difícil proteger na rocha. Aqui pode útil uns pitões de gelo, se as condições os permitirem, ou umas estacas de neve.
O acesso à via faz-se desde o refugio de Meicin, subindo o vale de Covarrubia para de seguida contornar pela direita o Cuetu Les Cabres até chegar à base. Uma boa referência caso esteja nevoeiro é a grande cova que existe 100/150 metros à direita das palas de neve iniciais via. A aproximação é algo longa – 2 a 2:30 horas – e salva cerca de 600 metros desde o refúgio.


Começamos por subir as rampas iniciais (40/45º) até à base de uns muros verticais. Daqui sai o estreito corredor onde vamos encontrar a parte mais vertical da via (50-55º) e que seguimos até atingir umas largas rampas de neve (antes desta rampas é possível fazer uma boa reunião em rocha). Subimos com tendência para a esquerda até alcançar a verdadeira aresta norte (40º).

Daqui seguimos uma serie de canais até chegarmos a uma aresta de rocha na base do cimo norte. Aqui podemos optar por subir pela aresta de rocha (passos isolados de II/IIIº) ou a meio desta desviar para os canais da direita que sobem até ao cimo (50/60º por vezes com ressaltes de gelo).

UbinaNorte_Perfil

Uma vez no cimo existem várias alternativas. A mais rápida, e perigosa, é descer pelo canal Este até ao colo de Terreros. Este canal é perigoso pela possibilidade de encontrar neve dura e por ser um habitual canal de descarga de avalanches logo após uma nevada mais importante, o que já provocou várias mortes. A melhor descida para chegarmos novamente ao refúgio são os canais que descem junto da aresta sul (máximo 40º). No final viramos à esquerda em direcção ao colo de Terreros de onde rapidamente chegaremos ao refúgio.


Croqui Mapa GPS Google Earth