PICO AGUJAS [corredor direito e esquerdo]

12 Janeiro, 2018 at 11:23

O Picos Agujas (2141 m) é um cume situado no circulo de Cebolledo, local onde se encontram a maior parte das pistas da estação da esqui de S.Isidro. Esta estação está na fronteira entre as provincias de Castllha-Leon e as Asturias em Espanha.
Com a sua orientação a NE tem uma aproximação muito curta especialmente se usarmos o teleski da estação. A sua orientação permite que as sua pendentes mantenham a neve durante bastante tempo e habitualmente em boas condições.

Descrição – O corredor da esquerda é uma pala de neve com uma inclinação continua de cerca de 45º. Se não houver gelo não apresenta dificuldades de maior.

O corredor da direita tem uma inclinação média de 55º mas pode apresentar, nos seus últimos 50/60 metros, inclinações até aos 75º. Isto acontece especialmente em anos de muita neve em que se forma uma cornija na zona superior que dá acesso à plataforma do cume.

Descida – A descida é pela parte de trás das agulhas da esquerda até alcançar o colo mesmo por cima da estação superior do teleski.

ACESSO: Na autoestrada de Leon para Oviedo sair para Moreda para seguir depois de S.Isidro (ver direcções), onde já podemos ver o pico e deixar o carro.

ESTADIA: Em volta da estação de esqui de San Isidro existem muitas possibilidades de locais para passar a noite. De hotéis de 4 estrelas até quartos alugados passando por vários albergues (alguns deles bastante confortáveis e acessíveis) a escolha é grande. Um pouco longe recomendo o Albergue de Bustiello. É bastante em conta, os donos são uma simpatia, tem quartos entre 6 a 10 pessoas e fica próximo de locais onde podemos encontrar as refeições, como é o caso de Mieres. Também podemos jantar no albergue que é mais barato e vale a pena.


Croqui