PICO BERNATUARA + PIC GABIET – PIRINEUS [pelo vale Sandaruelo]

31 Agosto, 2017 at 13:30

 

O inicio do percurso é em San Nicolás de Bujaruelo. Chegamos a este local se seguirmos a estrada que liga Torla ao vale de Ordesa. Ao chegarmos à ponte de Los Navarros virámos à direita e seguimos o estradão. No final do mesmo encontramos o parque de campismo perfeito situado num enorme campo relvado e rodeado de montanhas por todos os lados. Também aqui se situa o refugio de Bujaruelo onde podemos encontrar uns bocadilhos e hamburguesas óptimas. Não há duvida que é o local ideal para terminar uma das etapas do GR11.

Saímos de Bujaruelo e cruzamos a ponte de pedra, seguindo as indicações para o Puerto de Bujaruelo, e deixando o percurso do GR11 à nossa esquerda. O inicio do caminho é através do bosque e bastante empinado. Mais ou menos à mesma altura que o bosque termina passamos junto a uma torre dos cabos eléctricos. Aqui viramos à esquerda, seguindo um caminho indicado por uma seta amarela, e abandonando o caminho para o Puerto Bujaruelo. Este caminho desce até ao rio, que atravessamos ao encontrar uma velha ponte de ferro. Do outro lado, e sobre a esquerda, o caminho sobe pelo meio de umas árvores e atravessa por baixo da linha de alta tensão em direcção ao refugio de Plana de Sandaruelo. Este simples refugio não tem qualquer equipamento e está um pouco danificado.

O percurso continua por trás dele subindo o marcado vale até ao Ibon de Bernatuara. O caminho, inicialmente pouco inclinado, torna-se mais forte conforme vamos chegado ao fundo do vale. Neste local ele vira para a esquerda e ganha altitude rapidamente. A perto da altitude do Ibon ele vira para a direita e segue para o colo de passagem para ele. O ibon está um pouco abaixo do colo. Como estava muito vento e frio não quis descer para voltar a subir pelo que optei por rodar um pouco à esquerda no colo e seguindo um caminho pouco marcado foi subindo pelas rochas para passar num pequeno intervalo que dá acesso à pendente que desce do cume. Foi só subir até alcançar o cume do Pico Bernatuara (2516 ms.). Daqui, como estava com um bom horário e o denso nevoeiro que me tinha acompanhado na subida parecia quer desaparecer decidi tentar o Pic Gabiet que está situado do outro lado do ibon. Desci ao colo Bernatuara e iniciei a subida do lado oposto. Segui a aresta até atingir um pequeno prado. Aqui dirigi-me por um caminho pouco marcado, mas marcado por pedras, até um pequeno colo existente na base da grande aresta que desce do cimo do Gabiet.

Depois de passar para o outro lado desta o caminho sobe muito e segue a aresta, ora de um lado ora do outro, ganhando altura rapidamente. Esta parte do caminho é bastante empinada e é necessário ter alguma atenção. Apesar de uma pequena escorregadela poder não ter consequências, se ganhamos alguma velocidade vai ser difícil parar. Esta subida no inverno deve ser muito interessante mas também mais perigosa. Ao chegar perto do cume temos alguns passos onde é necessária a ajuda das mãos mas nada complicado. O primeiro cimo não é o principal e é necessário passar um ligeiro colo para atingir o cume (2712 mts.).

A descida faz-se pelo mesmo caminho. Ao chegar a uma zona menos inclinada da aresta, optei por sair desta virando à direita em direcção à parte superior do prado anteriormente mencionado e seguindo uma zona de cascalheira. Ao chegar ao prado retomei o caminho de subida. Desta vez ao Puerto do Ibon desci a este para alcançar o percurso que tinha subido do lado contrário.


Descrição Mapa GPS