PICO CORISCAO [invernal pelo Collado de Llesba]

11 Março, 2018 at 22:49

Este pico é conhecido por ser um excelente mirador tanto dos Picos da Europa como da Peña Prieta. Não sendo uma montanha escarpada é uma óptima ascenção no verão mas muito melhor quando se cobre com a neve do Inverno. Nós já a fizemos nas duas estações. É uma subida fácil e mantida durante todo o percurso empinando um pouco na parte final. Como percurso é quase sempre na aresta que liga o Collado de Llesba ao cume é uma subida bastante segura mesmo quando cumes estão carregados de neve e o risco de avalanche é um pouco alto. Por outro lado isto faz com que seja uma ascenção algo exposta em caso de vento.

A subida inicia-se no miradouro de Llesba ao que chegamos subindo por um estradão de terra batida que sai do colo de San Glorio. No Inverno nem sempre é possível fazer estes dois kilometros de carro, o que aumenta um pouco o percurso. Neste mirador encontramos um conhecido monumento ao urso, antigo povoador desta região. O percurso não se encontra muito marcado mas o caminho é bastante evidente. Do Colo de Llesba subimos uma rampa onde predominam os arbustos para chegar ao primeiro alto. Esta zona pode ser mais cansativa no Inverno, quando a neve cobre as ramagens e os caminhos obrigando-nos a andar por cima deles. Depois de alcançar o primeiro cimo o caminho baixa um pouco para voltar a subir logo a seguir. Este segundo alto pode ser contornado pela direita. À frente temos uma nova elevação, a Peña del Gustal, que se passa deixando-a pela nossa direita. É possível subir ao seu cimo, não directamente, mas contornando um pouco para, em seguida, subir por uns passos no meu das rochas.
Chegados a um novo colo temos duas opções contornar ou subir ao seu cimo, o El Cascajal. Para contornar é necessário perder um pouco de altura, percorrer um caminho com um pouco de mato para a seguir subir a um novo colo deixando o cimo pela direita. Chegamos ao largo colo antes da subida final. Deixando à direita uma proeminência de rocha o caminho vai ganhando altura e inclinação (30-35º). No inicio segue o filo da aresta para em seguida subir pela pala final (no verão segue um evidente caminho). No final atinge-se uma pequena aresta que nos deixa no cume do Coriscao. Daqui a vista é fabulosa e merece uma pequena pausa antes da descida pelo mesmo percurso.


Descrição Mapa GPS Mapa 3D

Tags: