PICO DE LA PADIERNA – Picos Europa [invernal pelo Canal de S. Luis]

27 Agosto, 2017 at 18:28

A subida a este cume é relativamente acessível e curto desde a estação superior do teleférico de Fonte Dé.
No entanto no inverno temos que ter em atenção a dois potenciais perigos durante o caminho: as possíveis avalanches na passagem do Canal de S.Luis e as placas de gelo na rampa final. Esta ultima situação torna mais perigosa a descida do que complica a subida e deve-se a que o Pico de Padierna é relativamente isolado e exposto aos ventos gelados que atingem o maciço central.

Para alem destas duas situações é uma subida agradável que permite aproveitar uma manhã livre. Depois de sairmos do teleférico o percurso segue a zona plana da Hoyos de Llorosa (onde é facil perder em caso de nevoeiro) em direcção ao evidente Canal de S. Luis. Este caminho faz parte do acesso por este lado ao refugio do Collado Jermoso. Subimos este vale , sempre deixando a Torre Altaiz e o Pico de S.Carlos à nossa direita, para atingir a bacia do Hoyo Escuro.

Neste local viramos à nossa esquerda no sentido de um colo visível desde aqui. No cimo deste colo estamos na Colladina de la Nieves e o caminho torna-se mais plano.
Do cimo deste pico temos uma visão para a todo o maciço central e para o vale de Espinama.

A descida segue o mesmo percurso.

Caso queiramos aumentar a actividade podemos facilmente ascender à Torre Altaiz ou ao Pico de S. Carlos. Neste ultimo a subida e a descida é mais complicada e não ser só andar como no caso de Padierna.


Croqui Mapa GPS Google Earth

Tags: