PICO ESPIGUETE [corredor nordeste]

20 Julho, 2017 at 22:19

Subida invernal pelo corredor NE do Pico Espiguete e descida pelo corredor norte

O cume do Espiguete é uma dos principais da montanha palentina e o corredor nordeste uma das vias mais clássicas da zona. Podemos dividir a ascensão em duas partes. Uma, a subida até ao inicio da via por uma pala de neve e com cerca de 600 metros de desnível, e outra, a via propriamente, com cerca de 400 metros.
Saimos para numa zona conhecida como Pinollano, mais ou menos a meio da estrada que liga Cardaño de Abajo a Cardaño de Arriba.

Daqui seguimos pelo estradão de terra batida que segue o Arroyo de Mazobres onde se situa a cascata com o mesmo nome. Depois de andarmos cerca de 1 km desviamos à esquerda para o Refugio del Mazobre. Este refugio é aberto e pode bivaque e ponto de saida. Daqui já podemos ver todo o circulo Nordeste e o inicio do corredor.
Subimos pela pala de neve de pouca inclinação para atingir um muro de rocha com uma característica “cueva”. À sua esquerda sai um canal estreito com cerca de 50/60 metros.

A via segue agora com tendência para a direita. é possivel encontrar mais dificuldade se seguirmos nos corredores mais estreitos que encontramos à nossa esquerda antes de atingirmos a aresta situada no cimo desta pala. Continuamos pela aresta para alcançar uma especie de canal / diedro que nos deixa no cimo do cume Este do Espiguete.

Vista da parede NE do Espiguete

Vista da parede NE do Espiguete

Daqui seguimos pela aresta, onde ainda podemos encontrar alguns passos mais expostos, e passamos pelo colo onde é possivel descer para a face sul ou para o corredor norte. Daqui chegamos ao cume principal.

Para descer regressamos ao colo e iniciamos a descida pelo corredor norte. No inicio podemos inclinações até 45º mas a seguir o canal torna-se menos inclinado. No entanto é também no inicio onde podemos encontrar algumas placas de gelo que nos podem exigir mais atenção ou fazer-nos optar por outra descida.

A face desta via também é bastante sujeita a avalanches (tem parte do percurso no intervalo perigoso dos 30-45º) pelo que é preciso ter cuidado se existe acumulação de neve.
Depois de descer todo o corredor norte chegamos novamente ao estradão e resta-nos segui-lo até ao parque de estacionamento.
Caso não seja possivel descer pelo corredor norte temos duas possibilidades: descer pela via normal que decorre pela face sul e contornar todo o maciço (longo e facil de nos perdermos se não conhecemos o caminho) ou fazer toda a aresta Este até à estrada que liga a Cardaño de Arriba (aqui é necessario ter em atenção alguns poços bastante profundos que existem mesmo na aresta e onde podemos cair especialmente por estarem cobertos de neve).


Descrição Mapa GPS Google Earth

Tags: