PR 5 PTB Entre-Ambos-os-Rios a Ermida

Este percurso é um trilho de pequena rota que, de forma circular, liga as duas povoações através das encostas do rio Froufe e do seu afluente a ribeira de Carcerelhe.

O inicio e o fim são na igreja de Entre-Ambos-os-Rios e ao longo do percurso passamos pelas povoações Froufe, Lourido e Ermida. Perto de Lourido é possível cortar o percurso (e quase todo o desnível) através da ligação que atravessa esta povoação.

É aconselhável efectuar o percurso no sentido contrario dos ponteiros do relógio aproveitando a melhor inclinação da subida neste sentido. Realizando no outro sentido grande parte do desnível concentra-se nos últimos quilómetros antes de Ermida. Seguindo este sentido lamentamos a abertura dos estradões para acesso dos madeireiros que alteraram quase metade da subida.

No entanto, na descida, podemos deliciar-nos com a paisagem de bosque que acompanha a descida do rio Froufe. Desde de Ermida esta descida é feita pela antiga calçada até Lourido, que nos faz recordar as dificuldades e isolamento destas povoações até à poucas dezenas anos atrás.

Ao longo deste percurso cruzamos, e partilhamos, parte do caminho com o GR 34 na zona da Ermida, e com o GR 1 PTB ao longo de quase toda a descida. Contrariamente ao mencionado no folheto a distancia é um pouco superior rondando os 16 kms.

Em Janeiro 2019 o trilho estava bem marcado e mantido, sendo evidente o caminho. Existem vários locais para abastecimento de agua e, se o tempo ajuda, vale a pena fazer a paragem para o almoço no miradouro de Ermida.

Cartas militares nº 17 e 30

 

 

 


Descrição GPS Folheto