S.Gerês [Travessia Campo do Gerês – Caldas Gerês]

8 Setembro, 2017 at 14:50

Info MIDE

Com o objectivo de efectuar uma marcha de dois dias para um grupo de amigos resolvi ligar alguns percursos que conhecia. Alguns deles não os fazia à mais de 10 anos pelo que era engraçado relembrá-los e recordar quando chegar ao Gerês era uma viagem de aventura entre comboios e camionetas.

Partindo do Campo do Gerês subimos à parte alta do Suadouro para seguir em direcção aos primeiros prados e ao Penedo Furado. Esta parte, praticamente sempre a subir, junta-se em determinada altura com o caminho que vem da Casa-Abrigo da Junceda para alcançar de seguida um segundo prado com o curioso nome de “Prado”.

Vista do cimo do Pé-do-Cabril

Depois de uma paragem de “reabastecimento alimentar” seguimos para o conhecido Pé de Cabril que subimos para apreciar uma vista única só possível deste “farol”. Daqui descemos à Portela de Leonte. As subidas e descidas já se faziam sentir em alguns joelhos pelo que fizemos mais uma pausa. Inicia-mos a subida para o nosso próximo objectivo: o cimo do Borrageiro. Após chegar ao prado de Mouró as subidas são mais suaves mas o cansaço já se começa a sentir. Passamos a Freza e no cimo do Borrageiro já vamos com 1350 metros de subidas em pouco mais de 11 quilómetros. Quase a totalidade de subidas de todo o fim-de-semana. Resta descermos para a o prado das Rocas passando muito próximo da Roca Negra.

O dia seguinte amanheceu espectacular. Esperava-nos um dia mais suave. Saímos da Rocalva com destino a Chã do Pinheiro e subimos à encosta do vale do rio Teixeira. Daqui temos uma vista do caminho que nos falta para o resto do dia. Descemos ao prado do Teixeira por um caminho pouco repetido e que por vezes desaparece no meio do mato rasteiro. Aqui alguns aproveitam para mergulhar os pés na água gelada do rio e reconfortar o estômago.

Partimos em direcção à abrupta descida para as Caldas do Gerês. Passando pela Ribeira da Lomba aproveitamos parte do percurso marcado do Trilho dos Currais para chegar junto ao parque de campismo do Vidoeiro.


Mapa 3DMapa GPS

Tags: