S.MAMEDE – PÓVOA LANHOSO [Zona de Escalada]

17 Agosto, 2017 at 23:11

Acessos e História

O melhor acesso a S.Mamede é sair de Braga em direcção a Povoa do Lanhoso pela estrada nacional N103 (Braga-Chaves).
Nesta estrada, e após o desvio para a Povoa do Lanhoso e a rotunda para Vieira do Minho, vamos ter uma bomba de gasolina do direito. Poucas dezenas de metros à frente temos o desvio para S. Mamede para o lado esquerdo. Seguir a estrada até alcançar a capela e as antenas. O Parque fica junto a umas árvores. Existe água junto à capela.

Sector Fissuras – Via Leija 6b+

As primeiras tentativas de abertura de vias nesta zona que temos conhecimento são dos finais dos anos 80, inicios dos 90, por escaladores do Clube Nacional de Montanhismo – Norte. Eram vias fáceis e que percorriam as placas menos inclinadas. Desde essa altura até ao inicio do novo século esta zona esteve praticamente esquecida. Foi através de alguns escaladores de Braga que o interesse voltou a aparecer e uma série de vias serem equipadas.

Sector Seminal – Via Bronze 6a+

Sectores

Existem neste momento quatro sectores.

Sector Seminal – é o sector mais próximo do parque e foi o primeiro a ser equipado de forma sistemática. Situa-se em direcção a Leste quem está no parque seguindo por um estradão de terra.

Sector Mero – situa-se a Oeste da torre de vigia e alcança-se saindo da capela em direcção à torre de vigia, passando esta e as antenas por Sul, para pouco depois começar a vê-lo. É como uma pequena muralha onde existe um bloco com forma de cabeça de mero e de onde lhe vêm o nome.

Sector Passagem – Via do Forasteiro 6a+

Sector Passagem – trata-se de um bloco situado a caminho do sector mero e onde existe neste o momento uma via virada a Sul (lado contrário por onde o caminho passa).

Sector Fissuras – característico sector que agrega uma série de fissuras de vários graus.

Sector Atrasado – Via Delicia para as Mões 6a+

Situa-se por trás do sector mero em direcção a Norte. Não é de fácil localização já que a entrada está algo oculta com arbustos altos e o caminho passa por cima das vias.

Sectores Atrasado e Barbatana – foram até ao momento os últimos a serem descobertos mas onde rapidamente foram equipadas mais vias – apesar o acesso ser o pior. Situa-se abaixo do sector mero e a melhor forma do alcançarmos é desviar-nos para um estradão de terra que existe a meio do subida para a capela. Dai seguir sempre desviando à direita até vermos o sectores do lado esquerdo.

 

Sector Seminal – Via Impossivel 6b

NOTA: O Núcleo de Escalada da Univ. do Minho tem estado a equipar novas vias e sectores pelo que estes croquis poderão estar desactualizados.

 

 

 

 

 

 

Info Seminal 1 Seminal 2 Passagem/Mero/Fissuras Atrasado/Barbatana

Tags: