SERRA ARGA [Zona de escalada Penice]

26 Setembro, 2018 at 21:36

Esta zona de escalada situa-se no concelho de Caminha, a poucos quilómetros a sul da fronteira com Espanha. As primeiras vias de escalada registadas são dos finais dos anos 90, tendo sido bastante divulgada, por parte do Clube Celtas do Minho, após terem equipado os sectores Esfola e Escola no ano 2000.

Em 2017, e fruto do enorme trabalho do Clube de Escalada de Braga, sofre um grande desenvolvimento com a abertura de dezenas de vias, abertura e limpeza de novos sectores.

Sectores

1- Porta Aberta | 2- Tartarugas Ninja e Escola | 3- Esfola | 4- Cavernas | 5- Alpino (vias a material) | 6- Pioneiros

Orientação – Norte, durante os meses mais quentes é possível, em alguns sectores, escalar grande parte do dia à sombra.

Água – Não existe abastecimento próximo. É necessário vir abastecido.

Dormida – no refúgio do Clube Celtas de Minho em 500 metros do estacionamento (a confirmar) ou no parque de campismo de Covas a 6 kms a norte seguindo a mesma estrada

Rocha – granito e quartzitos.

Acesso – do parque estacionamento seguimos em direcção ao sector Porta Aberta onde, contornando as paredes pelo lado direito, alcançamos o inicio de um cabo de aço. Esse cabo protege umas passagens mais aéreas e expostas permitindo-nos, se assim o entendermos, segurarmo-nos como o fosse uma via ferrata.

É uma zona boa para nos deslocarmos com família pois dispõe de vias dos mais diversos graus de dificuldade e boas áreas nas bases das vias. O único problema será mesmo o cuidado a ter no acesso.


Croquis