TRIANGULO DO TACUL [contamine-mazeaud]

24 Maio, 2018 at 21:18

O Triangulo do Tacul situa-se na face norte do Monte Branco do Tacul, maciço do Monte Branco, Chamonix.

É uma evidente zona rochosa completamente identificável quando se chega via a Agulha do Midi.

Aproximação – Evidente a partir da Agulha do Midi (estação superior do teleférico) ou do refugio das Cosmiques

Descrição – Trata-se de uma evidente via que percorre a zona central do Triângulo do Tacul.
Bastante acessível, trata-se de uma boa opção para nos adaptar-mos a percursos mais duros de este género. Por este motivo, e a curta aproximação, é uma via algo concorrida.

Da primeira vez que a fiz ganhamos algum tempo dormindo acampados no Vallé Blanche e chegando à base antes da pessoas que sobem nesse dia pelo teleférico da Agulha do Midi.

Depois de passar a rimaya iniciamos a subida em direcção ao corredor que ocupa o centro. Uma das reuniões iniciais podemos montá-la na rocha, em um dos lados da zona onde o corredor estreita.

Depois de passar essa zona, e do corredor começar a alargar, começamos a subir em diagonal para a direita para atingir a aresta que limita esta face.

Subir pela aresta, em terreno misto, até atingir o cimo do triângulo

Descida – Existem duas soluções.
Ou queremos fazer o cume do Monte Branco do Tacul, e ai subimos pela aresta tendo atenção às possíveis cornijas que se costumam formar. Do cimo do Tacul descemos pela via normal para atingir o mesmo caminho que seguimos para a base.
Ou cortamos na diagonal do cimo do triângulo para meio da descida da via normal. Esta descida, apesar de mais rápida, nem todos os anos é possível de realizar. De qualquer forma é uma descida que obriga a mais atenção aos seracs desta face e por vezes a procurar caminho no meio das rimayas.

.


Croqui