TORRE ALTAIZ E OUTROS – PICOS EUROPA [Altaiz, S.Carlos, Padierna e Sierruca]

31 Agosto, 2017 at 11:43

Como os dias anteriores tinham sido algo duros quando iniciamos esta actividade a ideia era: “vamos a Altaiz e depois vemos”. Acabamos por fazer uma volta e quatro cumes. O ultimo é um esquecido perto “del Cable” e foi por pura brincadeira…

Saimos do teleferico em direcção à Cabana Veronica. Ao chegarmos à Vueltona viramos à esquerda e seguimos o estradão que sobe às minas de Altaiz e termina no Collado da Fuente Escondida. Até aqui não temos que nos perder. Do collado seguimos o caminho aberto na rocha em direcção ao evidente canal que dá acesso à aresta de Altaiz. O canal não é dificil (alguns passos de IIº no final) mas a rocha é podre e tem bastantes rochas soltas que podem cair nas pessoas que seguem por baixo. É necessário também ter em atenção os buracos das minas.

Uma vez na aresta seguimos em direcção a norte (um passo aereo a meio) até atingir o cume de Altaiz (2335 m.)
Daqui descemos alguns metros para voltar a subir a ladeira em direcção ao Pico S. Carlos. Deste cume vemos toda a muralha entre os Horcados Rojos e Peña Olvidada. Como ainda era cedo acabamos por decidir ir a Padierna e ver as vistas para Vega de Liordes.

Descemos o percurso normal de subida a S. Carlos (bastantes blocos soltos) em direcção à Horcada Verde e depois Hoyo Oscuro. No cimo do canal de S. Luis subimos em direcção à Colladina de Las Nieves para de seguida atacar as rampas finais até ao cimo da Padierna. Excelente vista para Peña Remoña e toda cresta, Torre Salina, Liordes, Friero, etc.
Voltamos a descer pelo mesmo caminho até Hoyo Oscuro onde nos desviamos para o Canal de S. Luis.

Ao chegar perto do teleferico vimos que ainda tinhamos tempo para tentar qualquer coisa. Numa olhadela para o mapa reparamos que existia um cume mesmo por cima da estação de teleférico que pensamos teria uma vista quer para o que tinhamos acabado de fazer, quer para o vale de Aliva, quer para o vale de Fonte Dé. Não nos enganamos. Ninguem lhe liga mas La Sierruca vale a pena só pelas vistas.

Só faltava o curto caminho para El Cable.


Descrição Mapa GPS