SERRA GERÊS [PR3 Trilho dos Currais]

O Trilho dos Currais percorre a encosta direita das Caldas do Gerês aproveitando os antigos caminhos de acesso à serra. Este trilho passa nos currais mais próximos pertença dos baldios de Vilar da Veiga, curral Espinheira, curral da Carvalha das Éguas e o curral da Lomba do Vidoeiro.

Já tinha efectuado este percurso em pelo menos outras ocasiões sendo que em uma delas liguei parcialmente ao Trilho dos Miradouros (o que também aconteceu desta vez mas de uma forma completa).

 

O trilho inicia-se junto à entrada do parque de campismo do Vidoeiro com uma forte subida até ao desvio para os Prados da Teixeira. Aqui alcançamos a zona mais do percurso. A partir deste local o trilho desce suavemente até ao miradouro da Pedra Bela e à sua casa abrigo (que infelizmente se encontra em total abandono) passando pelos diversos currais que dão nome ao percurso.

Da Pedra Bela iniciamos a descida, que tal como a subida é também “agressiva”, e que vai cruzando, em vários locais, a estrada que dá acesso ao miradouro que acabamos de sair.

Em alguns sítios passamos antigas fontes que nos permitem matar a sede e descansar.

No final da descida, e antes de entrar na vila propriamente dita, o caminho desvia e seguindo um velho trilho regressar novamente à entrada do parque de campismo.

Na data em que o fizemos, Janeiro 2019, o trilho está bem marcado e é fácil segui-lo com alguma atenção nos cruzamentos. Ao longo dos seus 10 kms não há muitas fontes em que seja possível obter água à vontade. Existem algumas linhas de água mas será melhor tomar as devidas precauções. A maioria das fontes encontra-se a partir da Pedra Bela e ao longo da descida.

Carta militar nº 43


Descrição GPS Folheto