SERRA GERÊS [PR6 Trilho dos Miradouros]

O Trilho dos Miradouros estende-se pela vertente esquerda das Caldas do Gerês passando por varios Miradouros sobre o o vale e pela casa abrigo da Junceda. Fizemos este trilho em conjunto com o dos Currais e num único dia. O folheto publicado sobre este trilho tem alguns erros na marcação em especial na zona antes e depois do miradouro da Boneca onde o trilho está longe de cumprir o desenhado no mapa. Também a distância não é a indicada no folheto.

Na altura altura que o fizemos (Janeiro 2019) o trilho sofre de vários problemas na sinalização e de limpeza em especial na parte entre o miradouro da Boneca e o da Fraga com muitas árvores caídas sobre o caminho (talvez fruto dos temporais do final de 2018). Como estamos a falar de acácias, e aproveitando elas todas as ocasiões para “ocupar” terra, este percurso poderá estar em breve impraticável. Aliás as acácias são um problema de todas esta encosta (e um pouco de todos os vales mais baixos do PNPG) para o qual não vemos da parte da direcção do parque qualquer interesse em combater (mas pode ser um defeito nosso…). Talvez seja mais interessante a “caça” ao montanheiro em zona proibida…

 

O trilho inicia um pouco acima do largo existente na parte alta das Caldas do Gerês, já na saída para a Portela do Homem. A parte inicial percorre um caminho com alguma inclinação, especialmente na sua parte final, até à alcançar a casa abrigo da Junceda. Toda esta parte é densamente coberta de árvores o que permite algum abrigo do sol nos dias mais quentes. Nesta subida será difícil encontrar agua potável sendo o melhor local a fonte existente a norte da casas da Junceda.

A partir deste ponto o trilho praticamente é sempre a descer. Seguimos inicialmente o estradão que permite o acesso à Junceda para nos desviarmos para o miradouro do mesmo nome. Daqui seguimos o antigo caminho que segue à sua direita através de uma evidente calçada que contorna o alto de Lamas para a seguir descer para o estradão de acesso ao miradouro da Boneca que vale a pena visitar (apesar da sua ridícula entrada).

Para continuarmos o trilho regressamos ao cruzamento perto da fonte da Boneca e seguimos o caminho da direita. Este sobe um bocado até alcançar o estradão que inicia a descida. Uns 500 metros à frente, e junto a uma curva,  viramos para um caminho bastante coberto à nossa direita. Este vai fechar mais, em grande parte, devido às árvores caídas sobre o mesmo. Temos que andar a passar por baixo dos troncos e, possivelmente, em breve deixaremos de conseguir passar.

No fim de este trecho encontramos o miradouro da Fraga e o seu acesso através do qual chegamos à estrada de ligação ao Campo do Gerês. Subimos-la uns metros para descer para o campo do futebol. Seguimos o caminho florestal novamente até à estrada. Após uns 200 metros desviamos para a esquerda para o ultimo miradouro, o de Penedo da Freira.

Seguimos agora pela ruas do Gerês até alcançarmos um caminho florestal que nos leva à estrada onde iniciamos a subida.

Carta militar nº 30 + 43

 


Descrição GPS Folheto