SRA. DO SALTO [Zona de Escalada]

5 Agosto, 2017 at 19:35

A Sra. do Salto é uma zona de escalada situada perto de Paredes e Aguiar de Sousa, a 25 km do Porto.

É uma zona que nos diz muito dado que muitas das primeiras vias existentes (especialmente as de escalada clássica) foi aberta pelo nós ou em conjunto com outras  pessoas com quem habitualmente escalamos.

Escalada via "Três Pulinhos na Baranda" na Sra. Salto

Entrada da via “Três Pulinhos na Baranda”

Conta neste momento com oito sectores, já considerando dois novos sectores desenvolvidos essencialmente pelo Filipe Cardinal e quase na sua totalidade de escalada desportiva.

Na Sra. do Salto convivem vias de clássica com vias de desportiva sem entrarem em choque. No sector Fraga do Cavalo (onde se situam a maior parte das vias de clássica) existem mesmo vias de desportiva que para lá se chegar será necessário escalar parte de uma via de clássica.

O único senão tem sido a degradação originada, principalmente, pelas motos todo terreno que ai passam, e por uma maior procura deste local por parte de algumas famílias, menos cuidadosas, que deixam o seu lixo espalhado por toda a parte.

Nos últimos anos houve um esforço das instituições locais para implementar novas instalações e estruturas, como é o caso da ponte que liga o local de estacionamento com a base das vias do sector da Fraga do Cavalo.

 


Info Café/Capela/Capela Cascalheira Fraga Cavalo Sonho Interrompido Suaves Prestações Varanda Salto