CERCAL [sectores escalada]
As fragas do Cercal situam-se no centro do país, perto de Figueiró dos Vinhos. São constituídas por várias pequenas paredes, existindo outras paredes relativamente perto, como é o caso da Fraga Vermelha.
Para chegar, quer de norte, quer de sul, podemos seguir a A13 e sair próximo de Avelar para o IC8 para depois continuar pela nacional até Cercal.
Tem um acesso bastante curto mas não muito apto para ir com crianças muito pequenas. O mesmo se aplica à base. Nem todos os sectores são agradáveis para se estar com os cachopos. Na base existe uma zona de eucaliptos que permite estar à sombra entre o sector Aviário e Namoradas, mesmo quando dá sol nas paredes.
O local é muito agradável de se escalar e com os pontos (quase na totalidade parabolts) bem colocados de uma forma geral. No entanto, em alguns destes, misturaram tipos de materiais diferentes o que está a favorecer a oxidação o que pode criar brevemente situações perigosas por destruição interna dos pontos.
A rocha é um quartzito com bastante canto e presas, nem sempre fáceis de ler. Tem uma aderência bastante boa o que permite usar bastante os pés.
Das vias que realizei pareceu-me que existem várias onde o grau é um pouco sobrevalorizado, entre meio a um grau, consoante os casos. Nos croquis partilhados mantive os graus originais das vias pelo que devem ter isso em atenção.
As paredes fazem parte de uma franja de rocha orientada a leste o que faz com seja mais quente da parte da manhã. Isto favorece quem gosta de dormir mais de manhã…
Água – Necessário trazer pois não existe próximo das paredes qualquer abastecimento de água.
Dormida – a melhor opção são os parques de campismo próximos (mais ou menos a 30 minutos distancia) ou algum alojamento local mais próximo.
Rocha – a rocha é quartzito muito aderente e com cantos. Muito aconselhável o uso do capacete!
Altura do ano – o melhor é evitar os meses mais quentes já que zona é quente por natureza. De resto é possível escalar todo o ano.