MIRADOURO E CRISTA ZEBRO [oleiros]
A zona de escalada do miradouro do Zebro e da Crista do Zebro situam-se próximo da vila de Oleiros (a cerca de 20 minutos de carro). Em ambas as zonas a rocha é o duro quartzito, que por vezes é bastante destruidor para as pontas dos dedos.
Ambas as zonas são muito próximas pelo que é possível visitar as duas no mesmo dia. Dada a sua localização não são locais aconselhados para visitar no verão ou períodos de temperaturas muito altas.
Enquanto o sector do Miradouro do Zebro tem paredes com diversas orientações, permitindo procurar vias mais frescas, a Crista do Zebro tem unicamente orientação a oeste o que faz com que só tenha sombra durante a manhã.
As duas zonas também são bastante diferentes no que se refere ao cumprimento das vias. No Miradouro as vias são mais curtas em comparação com a Crista do Zebro, onde podemos mesmo encontrar itinerários com dois lances.
No sector do “Paciente Irlandês” pareceu-nos que a legenda do livro publicado pela Associação Clube Raia Aventura (à qual agradeço desde já o me ter facultado o uso dos croquis) está com ordem trocada pois algumas vias não podem ter a graduação indicada.
Pela informação que encontramos a zona do Miradouro do Zebro pode, em breve, sofrer alterações pela monstruosidade que a câmara municipal de Oleiro se prepara para construir nesta zona (https://www.cm-oleiros.pt/noticia/4989/requalificacao-do-miradouro-do-zebro-lancada-a-concurso-publico/). Fico com a sensação de que a beleza da paisagem e da natureza já não é o objectivo para as pessoas irem ver, mas sim todas as caixas de cimento que se constroem.
Acesso
A Crista do Zebro é a primeira que encontramos quando vimos de Oleiros pela estrada N238. A melhor zona para estacionar é sair da estrada de asfalto numa zona plana, e que dá a saída para vários estradões, e subir o estradão de terra batida até a um cruzamento onde seguimos pela esquerda. Continuamos até novo cruzamento, este à direita, onde deixamos o carro para continuar pelo estradão que sobe em direcção às paredes.
Para o Miradouro do Zebro seguimos a estrada N238, passando o desvio anterior, até vermos as indicações do miradouro à nossa esquerda, logo seguida por uma zona para estacionar à direita.
Água – é necessário levar bastante água pois não existe abastecimento perto das paredes e são locais quentes
Dormida – possível dormir no óptimo parque de campismo de Oleiros onde se pode aproveitar para tomar banho na praia fluvial logo ao lado.
Rocha – Placas de quartzito vertical.