CASCATA MISARELA [via do monitor]
Esta via aproveita o início da via Testemunha (primeiro lance usado habitualmente como entrada na via Splash) para depois seguir pela aresta, lance comum com a Belavista, para logo seguir pela direita desta.
A sua abertura remonta aos anos 80, e possivelmente será anterior à via Splash, mas não me foi possível identificar exactamente o ano. Com a proximidade da Splash esta via ficou esquecida e só após ter sido reequipada pelo Miro por volta de 2012 e da abertura da via Belavista (cujo 2º lance partilha uma parte) é que voltou a ser procurada.
É uma via acessível e parcialmente equipada. A sua dificuldade mais elevada está no lance inicial da via Testemunha (IV+). Na própria via do Monitor as dificuldades não passam o IVº.
Depois da última reunião equipada tem cerca de 80 metros bastante sujos e que permitem sair da parede. Esta parte poderá necessitar de apoio de corda para pessoas menos habituadas a este tipo de terreno.
Acesso – Saindo do Porto pela A20 / Ponte do Freixo, desviar para a A32 em direcção a Oliveira de Azemeis e continuar até à saída de Arouca. Aí seguir pela N224-1 desviando para a Serra da Freita na rotunda que existe quando se chega à povoação de Chão de Ave (placas).
Agua – é necessário trazer agua pois não existe abastecimento perto das paredes
Dormida – podemos bivacar próximo do acesso à parede ou então (mais aconselhável) dormir no parque de campismo de Merujal.
Rocha – granito