PEÑA DEL PINCUEJO [espolón pioneros V+ | 110m]


       

Peña del Pincuejo fica na localidade de Caldas de Luna, muito próximo da A-66 o que faz com que é possível sair de Portugal até quase até à base em autoestrada! Existem cerca de sete vias abertas nesta peña, quase todas elas abertas por Miguel Ángel Fernández Villa y Miguel Ángel Adrados o autor do Guia de Escalada CORDILLERA CANTABRICA Escaladas Selectas.
Pela sua curtíssima aproximação, e com todas as reuniões possíveis de rapellar, faz dele um excelente local para ir com a família (zona de relva e tudo) ou em dias com o tempo incerto.
O local de estacionamento é um pouco pequeno o que pode obrigar a estacionar antes das casas caso já esteja cheio.

 

APROXIMAÇÃO


Depois de sairmos na saída para Villablino da A66 viramos para esquerda seguindo as indicações de Caldas de Luna. Quando estamos a chegar à localidade, e no cruzamento em que se localiza a igreja, viramos à esquerda e seguimos sempre em frente. Passamos um pequeno largo e continuamos sobre a esquerda até o caminho se transformar em terra batida e terminar numa pequena zona mais larga um pouco mais à frente. Atenção a estacionar de forma a não bloquear lugares de estacionamento ou a saída de outros carros já estacionados.
Deste local passamos um bloco de rocha que bloqueia a passagem aos carros e continuamos para passar um pouco mais à frente uma ponte para o lado contrário da linha de água. Só temos que continuar para base até ao evidente esporão do lado direito da parede.

Acesso no Google Maps

NA VIA


Lance 1 – o primeiro lance inicia numas fissuras sobre o lado direito da linha do esporão. Continuamos por elas até atingirmos uma pequena plataforma onde se encontra a primeira reunião.

Lance 2 – saímos sobre a direita da reunião para de seguida passar para esquerda de forma a atravessar uma zona de placa. Aqui encontramos um ponto, talvez um pouco alto para nós, que segura a passagem na placa para logo de seguida continuarmos por umas fissuras, agora do lado esquerdo do esporão, e que nos conduzem até à reunião. É possível encadear estes dois lances num só.

 

 

 

Lance 3 talvez o lance mais duro da via. Saímos novamente sobre a direita da reunião em direcção a um diedro. Nestes metros encontramos uma ponte de rocha e um pitão apesar de existir muitos sítios para colocar material. A passagem do diedro é um pouco estranha sendo melhor entalando o pé na fissura e usando o outro em aderência na parede oposta. Na zona mais dura encontramos um parabolt que nos protege a passagem. A reunião seguinte está uns metros após a saída do diedro.

Lance 4 continuamos agora por terreno menos vertical, e cortado umas duas vezes por pequenos ressaltes, nos quais encontramos dois parabolts que nos protegem a passagem. Seguimos por terreno menos evidente sempre procurando sempre a linha menos complicada. No cimo vemos a reunião numa zona com uma plataforma à direita de uma árvore.

 

 

DESCIDA


Para descer podemos usar as reuniões, todas elas rapelaveis. O melhor será descer da nº 4 para a nº 2, e dai para o chão.

 

Info

Água encontramos em Caldas de Luna a possibilidade de abastecer.

Dormida em Caldas de Luna temos vários alojamentos (por exemplo o Alojamiento Caldas de Luna que recomendamos). Teremos é de ter em conta que fora da época mais alta podem estar fechados, pelo que é aconselhável ligar a confirmar.

Rocha calcário algo polido nas zonas de placa mas com bastantes fissuras onde aumentar a segurança.

Previsão Meteorológica