PEÑA REMOÑA – PICOS EUROPA [aresta Torre Pedabejo a Remoña]
Este pico destaca-se imediatamente para quem chega a Fonte Dé. Com o seu aspecto vertical faz parte da espinha de linha abruptas que vai deste cimo até à Torre Frieiro só separada pelo Collado de Pedabejo.
O nosso percurso foi precisamente tentar realizar a aresta desde este colo até ao cimo da Remoña seguindo o mais possível a sua linha.
Iniciamos o percurso em Pandetrave, onde chegamos de carro através do caminho de terra batida que sai na parte alta da estrada que liga Portilla de La Reina a Sta Maria de Valdeón, passa Altos de Valdeón até ao Caben de Remoña (1775 m.). Daqui seguimos o caminho que passa pelo canal de Pedabejo e que leva ao Alto do Canal (2030 m.) e de seguida a Vega de Liordes. Esta parte, sem ser difícil, é a mais dura do percurso.
Chegando ao Alto do Canal, e antes de Vega de Liordes, contornamos à nossa direita para subir ao primeiro pico: Torre de Pedabejo (2176 m.). Daqui, e como não tínhamos a certeza de passar pela aresta para Peña La Regaliz, voltamos a descer um pouco para contornar pela esquerda.
Voltamos a subir para alcançar Regaliz e continuar a seguir a aresta. Esta é bastante simples e rapidamente alcançamos o seguinte cume: Torre Alcacero. Continuamos a aresta e chegamos à parte mais técnica da ascensão. Antes do cume de Peña Remoña existe um pequeno colo seguido passo de escalada de I/IIº grau, situado na vertente do lado sul, e que nos coloca novamente na aresta. Resta-nos seguir alguns metros desta para atingir o cume principal de Remoña.
Para regressar voltamos pelo mesmo caminho até atingir a brecha para de seguida descer pelo evidente canal até Vega de Liordes e novamente canal de Pedabejo e Pandetrave.
Este evidente caminho permite ter umas excelentes vistas, apesar de alguns dos passos na aresta poderem ser algo aéreos para pessoas que tenham menos à vontade neste tipo de terreno. Sem ser a normal ascensão a um cume permite fazer pelo menos quatro durante o seu percurso.