PEÑA UBIÑA [esporão oeste]
Trata-se de uma escalada acessível que permite subir a este cume desfrutando de umas excelentes vistas para os vales de Babia. Com cerca de 1000 metros de comprimento e 800 de desnível percorre quase integralmente o esporão sendo que as principais dificuldades centram-se nos primeiros lances.
A rocha nem sempre é de boa qualidade, chegando a ser mediocre no terceiro/quarto lance. Levar capacete e ter cuidado com a deslocação de pedras soltas é indispensável. Após nós termos subido por esta via soubemos que os primeiros lances foram equipados com novos pitões. Convém assegurar que contamos com um tempo meteorológico confortável. Por experiência própria, através de uma tentativa anterior em que fomos apanhamos por uma repentina tempestade de verão, sair deste esporão sem ser pelo cimo é bastante complicado e demora muito tempo. Há mesmo alturas onde isto não será possível.
A aproximação à base é feita desde Torrebarrio seguindo um estradão de terra batida que vai para Llanos de Fontan e que nos deixa quase na base do esporão (1h a 1h30).
Na base do esporão existem dois canais. O que temos que subir é o da esquerda. No inicio temos uma serie de passos de II+ até atingirmos um pequeno e compacto muro de cerca de 5 metros onde se encontram os passos mais duros da via (IV+). Nos lances a seguir encontraremos a zona com a rocha mais mediodre. O canal torna-se mais largo e tombado.
A via continua por um muro do lado esquerdo de rocha descomposta onde teremos que cuidado com o blocos. Seguimos até atingir uma zona mais ampla e de blocos grandes. Caminharemos pelo fio da aresta passando por alguns ressaltos de IIº.
Conforme nos vamos aproximando do pilar sul a aresta torna-se mais estreita e com mais ambiente. A melhor opção é seguir fio da aresta passando uma serie de canais que caiem para a face sul. Seguem-se alguns gendarmes que contornaremos pelo itinerário mais evidente, fácil mas aéreo, alternando de vertente de vez em quando, até atingir o Pilar Sul. Contornaremos este por sul e subimos um canal (25 metros II+) que nos deixa quase no cimo do pilar. Resta-nos um trepe fácil para atingir a evidente aresta que seguimos durante 100m até um pequeno muro que ultrapassamos pela vertente norte. Aqui acabam as dificuldades. Seguimos por mais 250m até ao ante cimo sul e um pouco mais para chegar ao cimo de Peña Ubiña.
A melhor descida é fazer a aresta cimeira e baixar a aresta sueste em direcção ao Collado del Ronzon (marcado e com hitos). Daqui contornaremos a muralha sul da peña até atingirmos novamente o estradão.
Recordamos que se trata de uma via longa, onde atrasos sucessivos ao poderão tornar o horário mais cumprido do que o projectado.
Croqui Mapa GPS Google Earth