PINAR DE PADERNA – BENASQUE [cascatas de gelo]
Esta zona de cascatas é perfeita manter a actividade nos dias incertos ou de mau tempo. Situada a cerca de 45 minutos de Hopital de Benasque tem um acesso extremamente simples através da pista de ski de fundo (ter em atenção de nos mantermos na berma da pista de forma a não incomodar os praticantes). Estas pistas ocupam em parte a estrada que dá acesso a La Besurta quando não há neve.
Depois de andarmos cerca de 30 minutos até ao Plan D’Estan, saímos das pistas para a direita, seguindo o caminho invernal para o refugio de Renclusa, para após uns 15 minutos chegarmos à base das cascatas.
Se seguirmos as pistas vamos atravessar a ponte de Baden e encontrar pouco tempo depois o refugio de pastores onde é possível passar a noite. Este abrigo é muito simples e o local é frio.
As cascatas são de uma forma geral sem complicações em termos de dificuldade e podem formar-se desde o inicio do inverno. Dada a sua orientação podem manter-se ao longo da maior parte do inverno. Pode acontecer, em anos de neve abundante, que as mesmas fiquem completamente tapadas.
Em todas elas a descida é feita nos pinheiros existentes no seu cimo. Convém por isso prever uns cordinos para colocar e rapelar.
Água – é melhor levarmos a que quantidade que iremos precisar.
Dormida – podemos dormir no abrigo de pastores ou num dos vários alojamentos ou parque de campismo existentes em Benasque. No parque de campismo Aneto podemos encontrar desde locais para montar a tenda, a bungalows ou pequenos quartos com wc e cozinha partilhada.
Material – corda dupla de 50 metros, para prevenir os rappeis, e pitões de gelo e expresses em numero variável dependendo da via escolhida.
Previsão Meteorológica