SERRA PENEDA [PR12 Rota de Montanha de entre Fojos]
Este trilho é um percurso não marcado sobre o qual não existe praticamente informação para além da referência de ser um trilho que consta no ICNF e da placa junto ao parque de campismo de Travanca.
Erradamente é mencionado como tendo 8.6 kms mas na verdade tem pelo menos o dobro. A não ser que estejamos a realizar uma travessia, ao realizarmos este trilho teremos que voltar ao local inicial novamente. Assim teremos que realizar todo o caminho de regresso somando assim outros 8 kms num total de cerca de 17kms.
Mais interessante é juntar outro percurso e fazer uma volta circular.
O percurso inicia na Branda de Travanca, junto ao parque de campismo existente e muito próximo da Porta do Mezio. Daqui subimos em direcção à serra seguido a única indicação do percurso existente em Julho 2019: a placa que marca a direcção a seguir.
O trilho segue um evidente caminho em direcção a este e que sobe a serra. Este acaba por cruzar com um estradão recente. Ao chegarmos à zona plana com o cume de Guidão à nossa direira, viramos à esquerda para a pequena branda de Cobernos. Aqui viramos à direita para subir uma linha de agua seca com caminho marcado por mariolas e que nos leva até perto da Branda da Bragadela.
Seguimos a meia encosta até termos de frente o muro do primeiro fojo do lobo. Viramos novamente à direita para subirmos ao cimo da Pedrada, sitio mais alto do percurso.
Iniciamos a descida do lado contrário em direcção ao colo de inicio da Corga de Baja para subirmos de seguida ao alto do Outeiro Maior que nos permite ter uma visão total do próximo fojo.
Voltamos a descer a meia encosta contornando em direcção ao início do muro do fojo.
Entramos no fojo pelo seu interior e em direcção ao centro para visitarmos o poço propriamente dito.
Daqui seguimos o seu muro em direcção a Este até ao seu fim. O percurso termina quando acaba o muro. Um pouco mais à frente podemos ligar este trilho ao Trilho das Brandas, que também visita este fojo, e que desce para Rouças.
O que sugerimos é o marcado a amarelo no mapa que sem complicações nos trás de volta à Banda de Travanca. Assim, e depois de terminar o trilho, seguimos para o estradão que atravessa a serra e descemos por ele toda esta encosta da serra.
Carta militar nº 9 e 17