SERRA AMARELA + SERRA STA.EUFÉMIA [Travessia]

Este percurso passa no alto destes dois cimos que em conjunto formam estes marcado maciço. É um percurso longo, com cerca de 42 kms, e com bastante desnível, 3400 m desnível acumulado. Pode ser dividido em dois dias, caso não pretendam um dia tão forte. Eu já tinha este projecto há algum tempo até que a oportunidade e os “astros” alinharam-se para ir avante. Como estava sozinho a gestão foi mais cuidadosa, quer do esforço, quer durante o percurso de forma a evitar algum acidente. Salvaguardei que ia ter um dia sem qualquer risco de alteração negativa da meteorologia e que tinha margem de tempo suficiente caso necessita-se de alongar o dia.

Optei por iniciar o percurso na Portela do Homem mas também é possível fazê-lo a partir do Lindoso que também pode ser uma boa opção pois garante passar na parte mais complicada em termos de orientação (a zona entre o Ramisquedo e o inicio do estradão que desce para a Portela do Homem) em pleno dia e não já de noite como eu fiz.

 

Começamos pelo estradão do lado esquerdo logo a baixo da Portela, quem desce para o lado de Espanha, e na zona larga existente. O inicio é fácil de identificar porque encontramos logo um tanque de agua. O caminho começa praticamente plano, chegando mesmo a ter uma ligeira descida, para contornar uma zona de esporão. Após uma curva marcada para esquerda o caminho entra num vale mais apertado e começa a subir de forma mais acentuada durante cerca de 1,5 km. No fim da subida o caminho perde inclinação e vai seguindo uma zona mais alta muito perto da fronteira e do estradão que iremos descer.

 

Conforme vamos continuando o estradão fica mais evidente e só temos que o seguir em direcção ao alto de Sta. Eufémia que já vemos ao longe. Eu em determinada altura fiz um desvio para ir espreitar a fronteira com Portugal. Em determinada altura cruzamos com outro estradão que vem de baixo mas nós continuamos no que segue mais alto. Ao fim de uns 5 kms de cumeada chegamos às antenas espanholas. A vista é boa e se não estiver muito vento e frio (muito habituais neste local) pode ser um bom local para uma pausa.

 

A partir deste momento iniciamos a descida em direcção ao Lindoso. Inicialmente seguimos na mesma direcção que trazíamos do estradão para um pouco mais frente cortarmos totalmente à esquerda no sentido de umas zonas mais planas. Descemos pelo caminho existente no meio dos blocos e passamos um primeiro prado. Saímos dele contornando a zona de rocha em frente pelo lado esquerdo para descermos para 0 segundo prado. Neste vamos continuar pela esquerda procurando um caminho, por vezes pouco visível, que nos deixa num evidente estradão que nunca foi terminado. Só temos que o descer até cruzarmos um grande estradão onde viramos á esquerda. Continuando por ele durante 4 kms vamos ter à estrada que segue a barragem em direcção ao Lindoso.  A seguir vem a parte pior do percurso que é fazer os 4,5 kms de estrada.

 

No Lindoso vamos continuar pelo estradão que vai para a o retransmissor do Muro montado no alto da Louriça, local mais alto da serra Amarela. Podemos segui-lo desde a altura que sai da estrada de asfalto ou então optar seguir pelo percurso marcado que passa pelo centro da vila e junto à Porta do parque junto ao castelo. Neste momento temos é ter alguma atenção se não pretendemos realizar todas as partes do GR 50 pois este o percurso mais bem marcado que sai do Lindoso em direcção à Serra Amarela.

Depois de estar no estradão é só segui-lo. É possível fazer alguns cortes mas eu só realizei um na zona mais alta e com menos vegetação. São cerca de 9 kms até encontrar o desvio à esquerda para o caminho que pretendia descer a serra para a Portela do Homem mas que nunca foi ligado com a parte que subia. Ao chegarmos à zona das cabanas do Ramisquedo o percurso evidente termina e passa a caminho de pé-posto. A partir deste momento seguimos o caminho que passa no alto das zonas rochosas acompanhando um antigo e bem marcado muro de pedra. Quando ele vira para esquerda começamos a seguir o caminho que continua a descer até se encontrar com o estradão que vem da Portela do Homem. Esta é a zona de todo o percurso onde é mais fácil perder o caminho pois nem sempre é muito evidente. Caso isso aconteça é melhor tentar voltar um pouco atrás pois esta zona tem uma serie de pequenas linhas de agua com muita vegetação onde rapidamente deixamos de ter a noção onde estamos.

 

Encontrando o estradão só temos que o descer durante uns 4 kms até ele nos deixar novamente na Portela do Homem, local onde iniciamos a volta.

No que se refere a água existem alguns locais onde podemos encontrar agua potável como é o caso da Portela do Homem, do Lindoso ou de algumas bicas ao longo do estradão que sobe à Louriça. Além disso há algumas linhas de agua onde é possível encontrar agua de forma sazonal mas é aconselhável usar filtros ou outros tipos de purificadores. Na zona altas de todo o percurso não existe agua

Convém lembrar que não existem escapatórias a não ser descer para o Lindoso. Ou ter a sorte de alguém de carro que o esteja a fazer. Depois de estar no Lindoso é possível arranjar um táxi que contorne a serra pelo lado espanhol e que nos leve até ao local de inicio.

Carta militar nº 17 + 18 + 30 + 31


Descrição GPS