SERRA DO GERÊS [pr1 trilho do pão e do azeite]
A O trilho do Pão e do Azeite percorre parte de percursos que circundam a povoação de Fafião (também conhecida pela aldeia de lobos) ligando alguns deles com variantes. Este trilho foi criado em parceria entre a associação da Vezeira e o conselho de Baldios de Fafião.
Apesar de ser um trilho circular é possível dividi-lo em duas partes pois na sua parte central o trilho quase se “toca” dentro de Fafião. Na parte baixa – os primeiros 6 kms se o fizermos no sentido dos ponteiros do relógio – o trilho segue entre Fafião, o rio Fafião e o rio Conho. Na segunda parte – os seguintes 8 kms – subimos à Roca do Touro para a seguir voltarmos a descer e nos aproximar-nos do rio Cávado para na continuação regressarmos à povoação. Esta segunda parte, entre o alto da Roca do Touro e Fafião, estava (em 2024) algo fechada sendo necessário alguma atenção para não perder o trilho.
Apesar de não ser muito cumprido tem algum desnível acumulado razoável. Pelo caminho encontramos vários miradouros e passagem de linhas de água onde nos podemos refrescar. Atenção que a passagem dessas linhas está totalmente desaconselhável durante o período do inverno e após períodos de chuva. A quantidade de água que podemos encontrar torna as travessias muito perigosas. Nessa altura é melhor usar a estrada e as suas pontes assim como encurtar um pouco o percurso junto à ponte sobre o rio Fafião.
É um interessante trilho mesmo que não façamos as passagens pelos rios. Mas é de certeza um trilho para guardarmos para a primavera ou outono, para além de nessa altura podermos atravessar os rios, fugimos ao calor que o afecta. Especialmente na segunda parte, ele segue por uma encosta virada a sul, tornando-o muito quente no verão.