PICO TONEO [corredor nordeste – tubos]
O Pico Toneo é um dos cimos que ladeia o Puerto de San Isidro. Este pico serve de divisória entre a estação de San Isidro e a de Fuentes de Inverno na fronteira entre Castilla-Leon e as Astúrias. Desde de 2007, ano da abertura de Fuente de Inverno, a vertente por onde segue esta via deixou de ser um local tão sossegado como era. No entanto continua a oferecer uma interessante e acessível subida. Os corredores desta face são bem visíveis da estrada que sobe desde a vertente das Astúrias (Oviedo).
Acesso
Depois de estacionarmos o carro em la Raya, um pouco antes do Puerto de San Isidro, saímos pelo lado esquerdo das casas até encontrarmos uma pista de esqui. Seguimos por ela até umas zonas atravessadas por uma franja de rocha. Ter em atenção que estamos numa pista de esqui onde andar nas pistas é proibido pelo que devemos seguir bem na sua lateral de forma a não termos problemas com os esquiadores.
Ao alcançarmos a zona de rocha subimos pela sua esquerda até ao seu cimo e logo a seguir atingir o circo abaixo da face nordeste do Toneo. Contornamos as cadeiras da estação em sentido ascendente pela esquerda para começar a entrar na base do canal.
A via
Existem várias variantes desta via. A que descrevo, também conhecida como Tubo del Toneo, é a mais lógica e habitual. O canal de entrada é óbvio e fica mesmo por cima das cadeiras da estação de esqui. A necessidade de corda e de colocação de seguranças intermédias depende muito da experiência dos praticantes e das condições da via. No entanto devemos ter em conta que antecipar é sempre melhor do que tentar resolver a situação…
A inclinação média é de 35 / 40º podendo facilmente atingir os 50º na saída onde por vezes existe também uma cornija. Nos anos mais secos, ou de más condições, é aconselhável sair pela direita e depois fazer a aresta até ao cume. Por outro lado, em alturas de grande carga de neve, estes corredores são completamente desaconselháveis por serem muito susceptíveis de ocorrerem avalanches (completamente justificadas pela sua favorável inclinação).
Descida
Do cume, ou da saída da direita se optarmos por não ir ao cume, continuamos a descer até ao Collado do Toneo tendo em atenção para seguir a divisão entre as duas estações e não seguir a tendência de descer para San Isidro.
Deste colo seguimos agora para norte em direcção à estação de Fuentes de Inverno. Ao alcançarmos as pistas só temos que descer até estacionamento.
Dormir
Existem muitos alojamentos à volta da estação de S.Isidro. Um que sugiro, apesar da distância, é o Albergue de Bustiello. Barato para a media permite tomar as refeições a preços acessíveis ou jantar na zona envolvente..