TORRE BLANCA E HORCADOS ROJOS (ascenções)
A Torre Blanca é um evidente cume, bem visível para quem se aproxima da Cabana Verónica. Este cimo faz parte da corda que inicia no Madejuno e se prolonga até ao Llambrion, e onde se encontram alguns dos cumes mais altos desta zona. É bastante frequentado no inverno pelos praticantes de esqui de montanha pelo seu bom acesso desde a estação superior do teleférico de Fuente Dé e pela boa descida de regresso.
Fora dessa época também é um interessante objectivo. Por um lado é onde inicia a interessante aresta até ao LLambrion, por outro nunca tinha estado no seu cimo. Assim aproveitei ambos os motivos para subir.
Saindo do teleférico (1834m) segui o estradão para a Horcadina de Cavarrobes (1925m). Não seguimos pela Horcadina, que desce para os Prados Aliva, mas continuando pelo caminho que segue em direcção às minas da Torre de Altaiz. Na altura da Vueltona (1930m) desviamos do estradão para o caminho que sobe em diagonal em direcção à Cabana Verónica (2325 m) e que acompanha toda a muralha do nosso lado direito. Este abrigo é bem visível durante quase toda a subida.
Ao chegarmos ao refúgio deixa de existir caminho evidente e só encontraremos o caminho marcado com mariolas. Subimos a zona mais alta por trás do refugio e procurando as marcadas por uma zona um pouco labiríntica seguimos para a Collada Branda (2352m), um colo existente entre as ladeiras do Pico Tesorero e a aresta que desce da Torre Blanca. Ao chegar aqui só temos que seguir, sem grandes dificuldades, a aresta NE até ao cume (2617m). Durante todo o percurso só me cruzei com uns escaladores que iam continuar pela aresta.
O regresso é feito pelo mesmo percurso até à Cabana Verónica. Ao chegar aqui ainda tinha bastante tempo disponível pelo que resolvi subir ao cimo dos Horcados Rojos. Este cume é mesmo ao lado do caminho, já tinha passado montes de vezes na sua base, de verão e de inverno, e curiosamente nunca tinha subido ao seu cume.
Desci da Cabana Verónica para agora seguir para o Collado dos Horcados Rojos (2344m), colo entre o Pico Tesorero (2563m) e os Horcados (2503m), e que na sua continuação desce para o Jou de los Boches.
Ao chegar ao colo desviamos para a direita e o caminho não tem que enganar. Se o fizermos na época de verão encontraremos muita gente pois é um objectivo habitual para muita gente nessa altura do ano.
Depois ter cruzado muita gente na subida acabei por não encontrar ninguém no cume. Foi uma espécie de prémio… Agora só tinha seguir todo o caminho da subida e regressar a tempo de uma bebida fresca enquanto aguardava a minha vez para a descer no teleférico.