SERRA GERÊS [Trilho Cidade da Calcedónia]
Este trilho inicia perto da povoação de Covide, junto ao cruzamento para o Campo do Gerês.
Trata-se de um trilho marcado sendo que em Março de 2019 as marcações deixam muito a desejar. Em algumas zonas são poucas sendo mais úteis as mariolas existentes que são em maior número e melhor colocadas.
Grande parte do percurso percorre zonas queimadas por incêndios ocorridos nos últimos anos e que, infelizmente, parecem não ter solução.
Não encontramos qualquer marca ou placar que assinalasse o início e fim do percurso assim como o folheto existente na internet o percurso parece ter sido marcado a olho pois em grande parte não coincide com o trilho marcado no terreno.
Assumimos que o início do trilho é num caminho mesmo em frente ao triângulo do cruzamento. O caminho desce até à linha de água para logo a seguir iniciar a subida na margem contraria para o Cabeço da Calcedónia. No início da subida é necessária alguma atenção pois o trilho nem sempre é fácil de seguir pois a erosão após os incêndios tornou o terreno todo muito semelhante.
Conforme subimos começamos a entrar na zona de blocos até alcançarmos a entrada da famosa fenda da Calcedónia, uma grande e extensa fissura através da qual é possível subir até próximo do cimo desta mole de granito. Também é possível subir contornando para alcançar a mesma zona do lado contrário.
Após este cabeço iniciamos a travessia para a esquerda em direcção ao Tonel, outro cimo de rocha que contornamos pela esquerda antes de iniciarmos a descida pelo vale até à zona de Campos.
Depois de passarmos por uma pequena barragem pertencente ao sistema hidráulico de Vilarinho-Caniçada, e por uma bonita área no fundo do vale seguimos agora uma seria de caminhos rurais que nos levam novamente até à estrada de onde iniciamos o trilho.
Água: Só encontramos agua potável na zona baixa do vale, no inicio do trilho ou já nos caminhos rurais.
Carta militar nº 30 + 43